Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

17 Fevereiro 2023

Bruno Paixão apresenta “Os Segredos de Juvenal Papisco” dia 26 no Convento São Francisco

Bruno Paixão apresenta “Os Segredos de Juvenal Papisco” dia 26 no Convento São Francisco

O escritor Bruno Paixão vai apresentar o seu mais recente trabalho, “Os Segredos de Juvenal Papisco”, no próximo dia 26 de fevereiro, pelas 17h00, na Sala D. Afonso Henriques do Convento São Francisco. A obra recebeu o prémio Luís Miguel Rocha, atribuído pela Câmara Municipal de Viana de Castelo e pela Porto Editora. A apresentação insere-se no programa comemorativo do Centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra.

A apresentação da obra vai estar a cargo de Marta Temido, ex-ministra da Saúde, numa sessão moderada pelo jornalista Hugo Gilberto. “Os Segredos de Juvenal Papisco” mereceu os maiores elogios da critica, entre eles o do escritor Vergílio Alberto Vieira: “Romance emergente, no mais autêntico sentido da palavra, ‘Os Segredos de Juvenal Papisco’ abre um capítulo de excelência no quadro da literatura contemporânea”, considerou.

 

“’Os segredos de Juvenal Papisco’ é um romance de estreia memorável, que com uma fina ironia e um apurado sentido caricatural se apresenta como uma metáfora social, expondo a traição, a urdidura política, as fraquezas da justiça, o espaço conjugal como campo de sonhos e de utopias e as mezinhas respondendo ao que a medicina não resolve”, pode ler-se na sinopse do livro.

 

A ação passa-se em Orão, um lugar de sangue quente, cheio de superstições, habitado por personagens memoráveis como a benzedeira Xêpa Alma, o corrupto alcaide Heitor Raimundo ou o diligente boticário Zaqueu Soeiro. Destaca-se, entre eles, Juvenal Papisco, um padre de temperamento espontâneo e cru que sucumbe sem pudor aos prazeres e às imperfeições e que não suporta as injustiças que se perpetuam em Orão, avivadas pelo predomínio dos senhores de sempre.

 

Quando o jornal clandestino, A Trama, acusa Ismael Macho de andar metido com a mulher de outro, todos temem uma desgraça, e Ismael acaba mesmo por morrer durante a procissão da Virgem Santíssima, em circunstâncias estranhas. Todas as suspeitas recaem sobre o marido enganado, mas este nem à força de porrada admite a autoria do crime, para desespero do coronel Moniz.

 

“Os Segredos de Juvenal Papisco” venceu o prémio Luís Miguel Rocha, escritor falecido em 2015, aos 39 anos, autor da obra Último Papa, que entrou no top do The New York Times e vendeu meio milhão de exemplares em todo o mundo.  

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)