No arranque da reunião esteve presente o presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, que preside à Comissão, para além de representantes dos municípios de Montemor-o-Velho e de Condeixa, do Instituto Nacional da Conservação da Natureza e das Florestas, da Universidade de Coimbra, da Escola Superior Agrária de Coimbra, da Turismo Centro, da Associação dos Amigos do Paul de Arzila e, ainda, um representante das Organizações Não-Governamentais de Ambiente.
Esta segunda reunião teve como objetivo fazer o balanço dos trabalhos iniciados em dezembro, designadamente o Plano de Cogestão e o Plano de Ação da RNPA, bases para a intervenção da Comissão durante 2023. Do encontro de ontem saiu, ainda, a decisão de avançar com a elaboração de uma pequena brochura que será publicada, brevemente, sobre toda a riqueza e diversidade desta Reserva Natural.
Recorde-se que a comissão de cogestão da RNPA é um órgão de administração e gestão com responsabilidades específicas nos domínios da promoção, sensibilização e comunicação desta área protegida. Integram também esta comissão o diretor regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro e representantes da Universidade de Coimbra, da Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, da Escola Superior Agrária de Coimbra, da Associação dos Amigos do Paul de Arzila e da Entidade Regional de Turismo do Centro.
O Município de Coimbra preside ao modelo de cogestão da Reserva, que é uma área protegida de âmbito nacional e que abrange uma área de 535 hectares, incluindo ainda os municípios de Condeixa-a-Nova e de Montemor-o-Velho. O território do concelho de Coimbra integra 248,76 hectares da área total, cerca de 46% do Paul, incluindo o núcleo central.
A Reserva Natural do Paul de Arzila é a única Reserva Natural da Região de Coimbra e integra a rede de Pauis do Baixo Mondego. Classificada por diversos dispositivos comunitários como a Diretiva das Aves e a Diretiva Habitats, é também protegida pela Convenção Ramsar que promove a conservação das zonas húmidas a nível mundial.