A Taça Europeia de Juniores de Judo juntou cerca de 360 atletas de 22 países, no sábado e no domingo, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia. Portugal, que se fez representar por cerca de 100 judocas em Coimbra, conseguiu conquistar quatro medalhas, uma de prata (Tais Pina) e três de bronze (Bernardo Tralhão Fernandes, Maria Colito e Guilherme Silva). Dessas quatro medalhas, duas foram conquistadas por atletas da cidade.
Na categoria -66 kg, Bernardo Tralhão Fernandes estreou-se na segunda ronda, onde eliminou o austríaco Julian Woess, por acumulação de ‘shidos’. Na eliminatória seguinte, contra o espanhol Lorien Jimenez Garcia, triunfou por ‘ippon’. Nos quartosde-final, perante o italiano Valeria Accogli, cedeu por ‘ippon’. Regressou aos triunfos na repescagem, onde derrotou o cazaque Nursultan Zhubatkan por ‘ippon’. Alcançou o quarto triunfo na prova e garantiu um lugar no Bloco de Finais, após ultrapassar o italiano Manuel Parlati, por ‘wazari’. No seu último e derradeiro combate, onde contou com forte apoio das bancadas, dominou o italiano Alessio De Luca, pontuando ‘wazari’ antes do ‘ippon’ final.
Já Maria Colito, +78kg, dominou a espanhola Zoe Soriano nos quartos de final, pontuando “wazari” antes do “ippon” final. Falhou o acesso à final, cedendo frente a Christi-Rose, do Zimbabwe, por “ippon”. Na luta pelo pódio, contra a espanhola Alejandra Marin, Maria Colito começou em desvantagem por “wazari”, mas conseguiu inverter o marcador por “ippon” alcançando o bronze.
Esta prova permitiu pontuar para o Ranking Mundial de Juniores, representando, assim, uma grande oportunidade para os jovens judocas portugueses alcançarem resultados para participar no Campeonato da Europa (7 a 9 setembro na Holanda) e do mundo (8-13 de outubro em Coimbra) do escalão.
Créditos: Federação Portuguesa de Judo