7 Março 2023

Câmara Municipal promove encontro transfronteiriço sobre descarbonização

Câmara Municipal promove encontro transfronteiriço sobre descarbonização

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai realizar, no dia 09 de março, um encontro transfronteiriço sobre descarbonização, no âmbito da Rede CENCYL, comunidade de trabalho composta por cinco cidades da região Centro de Portugal (Almeida, Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz, Guarda e Viseu) e três cidades da região de Castela e Leão (Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid). A sessão decorre entre as 09h30 e as 16h30 no Auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude, em Coimbra. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e podem ser realizadas através do formulário https://forms.gle/bQdDJAqCQ6LbhRav9.

O encontro transfronteiriço está integrado no Programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP), no âmbito do projeto Transição Verde das Cidades e Territórios CENCYL, que pretende analisar um conjunto de abordagens que possam ser adotadas pelas cidades e territórios para que, através dos serviços dos ecossistemas que integram ou envolvem o espaço urbano, possam ser atingidas e aceleradas as metas sustentáveis de descarbonização.

 

Os ecossistemas naturais disponibilizam um leque muito alargado de serviços essenciais ao bem-estar das populações, à saúde humana e a muitas dinâmicas económicas adotadas pela sociedade. Nesse sentido, a manutenção de padrões elevados da qualidade dos ecossistemas naturais garante o continuado fornecimento de serviços e a sua resiliência perante cenários de ocorrência de acidentes naturais. Os ecossistemas constituem-se, assim, como repositório de soluções para os atuais desafios da sociedade, nomeadamente no que se refere à descarbonização da atividade humana e das cidades. 

 

Neste encontro, os trabalhos estão divididos em duas grandes temáticas: “Serviços dos ecossistemas para atingir as metas de neutralidade carbónica” e “Descarbonização urbana”. A abertura está marcada para as 09h30 e contará com a participação do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, do vereador do Ambiente, Clima, Energia e Sustentabilidade, Carlos Matias Lopes, e de Emilio Arroita Garcia, diretor de Administração Local, Consejería de Presidencia, da Junta de Castilla y Léon, numa sessão moderada por António Martins, diretor do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da CM de Coimbra.

 

Segue-se a intervenção “Serviços dos ecossistemas”, de Joana Alves, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), às 09h50, e, às 10h10, a palestra “As Soluções baseadas na natureza nos processos de adaptação climática”, de Eduardo Bustillo, do GEOCYL, Universidade de Valladolid. Ainda durante a manhã, Maria João Feio, da FCTUC, abordará “Os Serviços dos ecossistemas fluviais”, às 10h50, e Susana Carneiro, diretora executiva do Centro PINUS, vai falar sobre “O contributo da floresta para a neutralidade carbónica”, às 11h10. “A Rede de Cidades CENCYL para a descarbonização urbana” é o tema da intervenção de José Maria Perla, coordenador da Rede de Cidades CENCYL, marcada para as 11h30, à qual se segue um período de discussão.

 

A parte da tarde será dedicada à “Descarbonização urbana” e conta com a moderação de Paula García Santos, diretora de Sustentabilidade Urbana e Alterações Climáticas/ Rede de Cidades CENCYL. A intervenção “Valladolid a caminho da neutralidade climática”, de Ana Ramos, da Agência de Inovação do Ayuntamiento de Valladolid, está prevista para as 14h20, seguida da apresentação “Adaptação às alterações climáticas no Município de Viseu”, por Ana Carvalho, chefe de Divisão do Ambiente, Higiene Humana e Espaços Verdes da Câmara Municipal de Viseu (14h40). A terminar, Maria João Martins, do Município de Coimbra, fala sobre “Os ecossistemas ao serviço do meio urbano” (15h20), e Victor Esteban, do Ayuntamiento de Ciudad Rodrigo aborda “A adaptação climática nas pequenas cidades” (15h40). O encerramento está marcado para as 16h30, depois de um breve período de discussão.

 

O encontro irá decorrer no Auditório do Instituto Português do Desporto e da Juventude, na Rua Pedro Monteiro, em Coimbra. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, podendo ser realizada online através da ligação https://forms.gle/bQdDJAqCQ6LbhRav9.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×