Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

8 Maio 2023

CM de Coimbra prepara mobilização de meios para receber Coldplay

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, defendeu hoje, dia 8 de maio, que a mobilização de meios para receber os quatro concertos dos Coldplay, nos dias 17, 18, 20 e 21, é uma obrigação da cidade. Durante a conferência de imprensa de apresentação da “Operação Coldplay”, esta manhã, no Estádio Cidade de Coimbra, o autarca evidenciou que, no conjunto, este vai ser “o maior evento de sempre realizado em Coimbra”.

“Esta mobilização de meios é uma obrigação da nossa cidade, para proporcionar, a quem vem assistir aos concertos dos Coldplay, que nós quisemos que se realizassem em Coimbra, pondo Coimbra no mapa ‘mundi’, quatro ou cinco dias em segurança, com satisfação e com prazer para todos”, referiu José Manuel Silva.

 

O Estádio Cidade de Coimbra acolhe, nos dias 17, 18, 20 e 21 de maio, a banda liderada por Chris Martin, que juntará mais de 200 mil pessoas nos quatro concertos previstos. “Tal implica, naturalmente, a mobilização de todos os meios da cidade, para recebermos tantas dezenas de milhares de pessoas em segurança, para que se divirtam e sintam que valeu a pena, para que apreciem o concerto e regressem às suas casas com a satisfação e a vontade de voltar à nossa cidade de Coimbra”, acrescentou.

 

De acordo com José Manuel Silva, é intenção da Câmara Municipal de Coimbra acolher cada vez maiores eventos, sendo para tal necessário que estes sejam bem organizados. “Como dizia um munícipe recentemente, sente-se a cidade a fervilhar. É isso que nós queremos: uma cidade dinâmica, atrativa, cosmopolita, ‘cool’ e, para isso, obviamente, todos temos de trabalhar nesse sentido”, sustentou.

 

Ao longo da sua intervenção, o autarca aludiu ainda ao “enorme investimento” que está a ser realizado no Estádio Cidade de Coimbra, pela promotora Everything is New, para receber os quatro concertos dos Coldplay. “Se olharmos lá para fora, verificamos o enorme investimento que tem sido feito pela promotora nestas instalações, para que tudo esteja adequado à receção de um concerto com a dimensão e o impacto que têm os Coldplay”, alegou. Segundo o autarca, o estádio não estava em condições de receber eventos desta dimensão, ficando para a cidade o investimento que a promotora está a realizar e que “dificilmente seria feito” de outra forma.

 

Já o diretor da produtora Everything is New, Pedro Viegas, explicou que estão a ser feitos “melhoramentos a nível estrutural”. “O estádio tinha algumas questões pela sua não utilização nos últimos tempos. Há muitas zonas que ainda estão a ser melhoradas, desde casas de banho, luzes e limpezas, entre outras melhorias que assumimos”, concretizou.

 

O subintendente da PSP, José Nascimento, explicou todos os constrangimentos de circulação, bem como todas as exceções, e sensibilizou a população para o seu cumprimento. Seguidamente, coube à vereadora do Espaço Público da autarquia, Ana Bastos, dar conta de todas as alternativas, com destaque para os quatro circuitos especais dos SMTUC e para os parques de estacionamento alternativos. A vereadora apelou ainda à utilização dos transportes públicos e à partilha de veículos nos dias do concerto (carsharing). Também presente na conferência de imprensa, o vice-presidente da CM de Coimbra, Francisco Veiga, agradeceu às diversas entidades envolvidas nesta operação e aos serviços municipais que têm trabalhado para a concretização deste grande evento.

 

Todas as informações estão disponíveis em: cm-coimbra.pt/coldplay

 

LUSA/CM Coimbra

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)