Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

19 Junho 2023

Coimbra acolheu qualificações para o Mundial de Contrarrelógio e Granfondos

Coimbra acolheu no passado sábado, 17 de junho, o UCI GranFondo World Series – Coimbra Region by Margrés, um evento único na Península Ibérica, que integra 25 eventos de qualificação, onde são apurados os melhores, em cada faixa etária, para o Campeonato do Mundo UCI Granfondo, quer para o contrarrelógio individual, quer para a prova de fundo. Em Coimbra, 300 contrarrelogistas procuraram o apuramento para o mundial da especialidade, que decorrerá no próximo mês de agosto em Glasgow, na Escócia.

Coimbra recebeu, este sábado, o contrarrelógio nas margens do Mondego e todo o cenário evento teve como pano de fundo a Universidade, alta e Sofia, património da UNESCO, e a cerimónia protocolar de pódio realizou-se ao som do Fado de Coimbra. O vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Matias Lopes, esteve presente no evento e realçou a “enorme importância” destes “eventos de cariz diversificado, em épocas distintas do ano e de relevo internacional”. “Terão sempre o apoio da autarquia, porque representam a possibilidade de enquadrar a região em várias modalidades e públicos-alvo distintos”, concluiu.

 

No contrarrelógio individual, foram vários os portuguesas que conseguiram o apuramento direto e percentual para o mundial, mas o forte contingente de ciclistas especialistas espanhóis, noruegueses e franceses, marcou os resultados desportivos. No masculino, domínio estrangeiro com vitória para o espanhol Francisco Salido (CD Hovalis) e, no feminino, domínio português com os três melhores tempos averbados por ciclistas lusas. Destaque para Patrícia Rosa (Extremosul/Hotel Alísios/ CA Terras do Arade) que conseguiu vencer a geral.  

 

No domingo, dia 18 de junho, a corrida em linha contou com atletas de 21 nacionalidades e teve partida e chegada em Montemor-o-Velho, com passagem por Coimbra, Penela, Góis, Vila Nova de Poiares e Miranda do Corvo. O presidente da Câmara anfitriã, Emílio Torrão, também participou no evento e mostrou-se agradado pela terra de Alves Barbosa continuar a manter viva a tradição do ciclismo e que uma prova desta dimensão tem um retorno importantíssimo para a região, quer no plano desportivo, quer no plano turístico.

 

Relativamente a resultados desportivos, nas distâncias mediofondo com 106 kms (956 mts acumulado de subida) venceu a geral Pedro Mendes (Higirecolhas/ Vulcal CCC) e, no feminino, a francesa Stephanie Gros (Ind.) Na distância mais longa, o granfondo, com 148 kms (1548 mts de desnível positivo) com várias zonas espetáculo, materializadas em descidas técnicas, zonas rolantes e várias contagens de 3ª e 4ª categorias, superiorizou ao sprint o italiano Matteo Cigala (Ind), a geral feminina foi conquistada por Ana Sobreira (Love Tiles).

 

O diretor da corrida, João Cabreira, afirmou, em jeito de balanço, que o UCI Granfondo World Series Coimbra Region, by Margrés foi um acontecimento que o deixa orgulhoso por “poder proporcionar a muitos portugueses a possibilidade de se apurarem para o mundial de CRI e Granfondos, uma vez que é um evento único da Península Ibérica, que acarreta mais gastos, traz muitos estrangeiros, mas que, no cômputo geral, se revelou muitíssimo positivo para as partes envolvidas e para a região de Coimbra.”

 

Créditos fotográficos: Marco Barbosa

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)