A ideia é celebrar o verão com DJs, música ambiente, bebidas refrescantes (com e sem álcool), comidas variadas e muita animação no Parque Manuel Braga, junto ao rio Mondego. O evento contempla, ainda, um Summer Market, com 16 expositores – onde se pode encontrar desde roupa a bijuteria, passando pelo artesanato –, e um espaço infantil, com insufláveis e piscinas de bolas para os mais novos.
O Parque Manuel Braga vai, assim, acolher 14 espaços de bebidas, que vão desde água, cerveja artesanal, cidra, vinhos e espumantes, gins, hardseltzer, granizados de fruta e sumos naturais, caipirinhas e mojitos, kombucha, chás e cafés, e 11 espaços de street food, que prometem surpreender com as melhores iguarias. O programa de animação também é atrativo, com concurso de djs, speed meeting (para quem tem vontade de conhecer novas pessoas num formato divertido e inovador) e uma parceria com a revista Coolectiva.
Há ainda a novidade do copo verde, uma edição limitada. A compra é opcional, tem um custo de 2 euros e a ideia é usar um copo único durante todo o festival, em vez de copos descartáveis, contribuindo, assim, para a pegada ecológica. O copo é reutilizável em futuras edições. Ainda assim, é opcional, e os stands de bebidas vão ter os seus próprios copos.
O Festival Refresca pretende, ainda, ser inovador no sistema de pagamento, o “cashless”. O objetivo é que o telemóvel e o QR Code sejam os meios privilegiados de pagamento e que os visitantes possam consumir sem precisarem de utilizar o cartão de débito, crédito ou dinheiro.
O Festival Refresca é um evento dirigido às famílias e de entrada livre, que promete animar o Parque Manuel Braga e todos os que o visitarem das 17h00 às 02h00 de quinta e sexta-feira, das 13h00 às 02h00 de sábado e das 13h00 às 22h00 de domingo.