Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

6 Outubro 2023

CM de Coimbra assinalou o 5 de Outubro de 1910 com homenagens a individualidades do republicanismo

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra assinalou o 113º aniversário da Implantação da República e os 880 anos da conferência de Zamora, ontem, dia 5 de outubro, com um programa repleto de iniciativas, que decorreram em vários espaços da cidade. Homenagens a individualidades do republicanismo em Coimbra, uma visita guiada dedicada a personalidades ilustres da Primeira República sepultadas no cemitério da Conchada e uma sessão evocativa do acordo de paz entre D. Afonso Henriques e Afonso VII de Leão e Castela de 1143, marcaram a agenda do dia. As celebrações contaram com a presença do presidente da Câmara, José Manuel Silva, do vice-presidente, Francisco Veiga, das vereadoras Ana Bastos e Ana Cortez Vaz e do vereador Miguel Fonseca.

O programa das comemorações teve início com a cerimónia solene de Hastear da Bandeira Nacional, na varanda dos Paços do Município, ao som da Filarmónica União Taveirense, seguida de uma homenagem a Sílvio Pélico Ferreira Neto, ilustre republicano conimbricense que foi vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra entre 1905 e 1910, e presidente interino da autarquia no período de transição entre a Monarquia e a República, com atribuição do seu nome à sala de reuniões dos Paços do Município. Para acentuar a importância desta personalidade teve lugar uma encenação da proclamação da República em Coimbra a 6 de outubro de 1910, a cargo da Cooperativa Bonifrates.

 

O seguinte republicano a ser homenageado foi o sexto presidente da República Portuguesa, António José de Almeida, com a deposição de uma coroa de flores junto ao seu busto e acompanhamento musical da filarmónica da Associação Recreativa e Musical de Ceira. Foi uma das figuras mais importantes da Primeira República, tendo tido um percurso notável ao serviço da causa republicana.

 

No final da manhã, realizou-se uma visita orientada ao cemitério da Conchada “Para Além das Pedras e do Ferro… Onde o Silêncio Conta Histórias Republicanas…”. Neste percurso foram abordados diversos temas, tais como a conjuntura dos cemitérios ao longo do tempo, a pertinência histórica, social, cultural e artística do Cemitério da Conchada, tendo sido visitados diversos jazigos e monumentos funerários associados a personalidades relevantes na contextualização do conceito republicano em Portugal e na memória conimbricense.

 

À tarde, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, foi proferida a comunicação “Coimbra e Portugal nos 880 anos da Conferência de Zamora” por Luis Miguel Rêpas, professor de História Medieval da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Coimbra e do vereador do Turismo e Desenvolvimento do Município de Zamora, Christoph Strieder, que enfatizaram a relação histórica que une os dois territórios, propondo um novo tratado entre Coimbra e Zamora, baseado na cooperação em áreas estratégicas como o ambiente, turismo e planeamento urbano. No final da sessão, teve lugar um momento musical protagonizado pelo Grupo de Fado de Coimbra – Fadvocal – e a homenagem no Mosteiro de Santa Cruz, a D. Afonso Henriques, fundador de Portugal, com deposição de uma coroa de flores, em parceria com o Exército Português e a Real Associação de Coimbra.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)