Para além das tradicionais apresentações e discussões das diferentes fases de trabalho, a equipa facilitou sessões de co-criação e design thinking. Estas sessões tiveram como objetivo inspirar os parceiros a abordar os problemas identificados no projeto de forma criativa e a explorar soluções inovadoras. A representar o Município de Coimbra esteve Inês Cunha, da Divisão de Projetos de Edifícios e Equipamentos Municipais.
As equipas do consórcio colaboraram para dar prioridade a potenciais soluções e gerar ideias para um plano de ação inicial. Os principais resultados deste encontro irão orientar os esforços do consórcio até à próxima reunião.
Recorde-se que a Câmara Municipal (CM) de Coimbra e o Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR-UC) aderiram ao projeto europeu REVERTER, que aborda a melhoria da qualidade de vida dos agregados familiares mais vulneráveis, através da promoção de estratégias integradas de melhoria energética do edificado habitacional. O projeto, financiado pelo programa LIFE da União Europeia, vai desenvolver nove roteiros para a melhoria de edifícios habitacionais e validá-los em quatro regiões europeias, com o objetivo de agilizar o combate à pobreza energética na Europa. Coimbra é uma dessas regiões, a par com Brezovo (Bulgária), Atenas (Grécia) e Riga (Letónia).
Os roteiros são desenhados à medida do contexto, parque imobiliário, agregados familiares, com ênfase nos mais vulneráveis, e condições climatéricas para identificar estratégias replicáveis em maior escala. E visam primeiro as habitações com pior desempenho (seguindo o princípio do “worst first”) para integrar temas como o dilema de incentivos partilhados entre proprietários e inquilinos, falhas de mercado, barreiras económicas e falta de informação, assim como a influência dos comportamentos nos consumos de energia.
Para promover, recolher informação e otimizar resultados vão ser criados “balcões únicos” (OSS-One Stop Shop,) em todas as regiões envolvidas nos pilotos (Brezovo – Bulgária, Atenas – Grécia, Riga – Letónia e Coimbra – Portugal), diversidade e cruzamento de estratégias que enriquecerá os roteiros a desenvolver.
O projeto, iniciado em novembro de 2022, é implementado por um consórcio composto por 12 parceiros – Universidade Técnica Nacional de Atenas – (Grécia), que é também o coordenador do projeto, Instituto de Sistemas e Robótica (Portugal), Ekodoma Ltd. (Letónia), Green Synergy Cluster (Bulgária), Fundació Europace (Espanha), Centre for Renewable Energy Sources and Saving Foundation (Grécia), B-Link (Espanha), Obshtina Brezovo (Bulgária), EKPIZO – Associação de Consumidores “A Qualidade de Vida” (Grécia), Município de Coimbra (Portugal), Agência Municipal de Riga “Riga Energy Agency” (Letónia) e WIT Berry (Letónia).