A CM de Coimbra homenageou o atleta conimbricense Diogo Ribeiro, por ter conseguido o melhor resultado de sempre da natação portuguesa, ao terminar a final dos 50 metros mariposa em segundo lugar. Diogo Ribeiro conquistou a medalha de prata nos 50 metros mariposa nos Mundiais de Fukuoka, com o tempo e recorde nacional de 22,80 segundos.
A homenagem do Município de Coimbra traduziu-se ainda com a entrega de um prato de mérito desportivo. Quanto à lona de grandes dimensões com a mensagem “Obrigado Diogo!”, produzida com o apoio da empresa Golfinho – uma empresa de Coimbra de artigos de natação, simboliza ainda um incentivo a todos os atletas do concelho que treinam no Complexo Desportivo e Centro de Alto Rendimento de Natação, local frequentado por Diogo Ribeiro no início da sua carreira.
“É uma honra muito grande para Coimbra tê-lo hoje entre nós”, referiu o vereador do Desporto, acrescentando que o objetivo da homenagem é “agradecer o momento histórico que nos proporcionou”. “Teve a felicidade de nascer em Coimbra, a melhor cidade do mundo, e é daqui que têm saídos muitos atletas de alta competição”, lembrou Carlos Matias Lopes. “É com muita emoção e com muito orgulho que a presença do Diogo hoje aqui representa aquilo que pretendemos para o Desporto em Coimbra”, enfatizou o vereador, que destacou ainda como as qualidades do equipamento desportivo municipal – Complexo Desportivo e Centro de Alto Rendimento de Natação – têm contribuído para estes resultados.
Por sua vez, Diogo Ribeiro agradeceu a homenagem do Município, confidenciando que ainda “não está habituado a estas coisas”. O atleta explicou também que estas iniciativas lhe dão motivação para novas conquistas, para as quais tem trabalhado intensamente. “Falta-me conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos. O trabalho está todo focado nisso”, adiantou o atleta.
Diogo Ribeiro é natural de Coimbra e iniciou a sua formação como nadador na Fundação Beatriz Santos, no Náutico Académico e no União de Coimbra. Atualmente, representa o Sport Lisboa e Benfica e integra a equipa nacional sob a orientação do selecionador nacional Alberto Silva.