Coimbra foi apresentada como “uma das mais antigas e mais importantes cidades do Centro de Portugal”, tendo Miguel Fonseca destacado a Universidade de Coimbra, uma das mais antigas e reconhecidas do mundo, a ampla variedade de ofertas culturais, bem como a cidade como “um polo regional de desenvolvimento económico e emprego”.
Na conferência, e perante representantes de cidades de vários pontos do globo, o vereador enfatizou a produção de talentos e os principais clusters do concelho, tecnologia e saúde, apresentando o ecossistema existente e a interação entre os principais intervenientes locais, como a Universidade, o Politécnico, o Instituto Pedro Nunes, o Centro Hospitalar e o iParque. Miguel Fonseca sublinhou ainda a qualidade de vida, o ambiente cultural, o património, a segurança e a localização privilegiada de Coimbra.
Além da participação na conferência, que contou com a presença de mais de 300 pessoas de 18 nacionalidades, Miguel Fonseca teve a oportunidade de visitar o Suzhou Industrial Park Exhibition Center, a Higer Bus Company Limited, a Suzhou High-tech Zone Planning Exhibition e a High Tech Rail Tram Limited, além do campus da Universidade de Nanjing. Esta universidade pública, sediada em Nanjing, é uma das mais prestigiadas da China e ocupa a 123ª posição no ranking Best Global Universities de 2022-2023, com cerca de 36 mil estudantes, incluindo três mil estudantes internacionais.
Sobre Suzhou, Miguel Fonseca afirma que “tem um elevado ritmo de crescimento económico e caracteriza-se pelo ambiente vibrante, inovador, high-tech, propenso ao empreendedorismo, sendo considerado o maior local de atração de talento na China”, considerando que a intervenção na conferência “abriu seguramente as portas ao reforço da cooperação cultural, política e económica entre Portugal e a China”.
Em nome do Município, o vereador expressou a sua gratidão pelo “caloroso acolhimento do povo chinês” e enfatizou a importância deste “fórum de partilha de boas práticas entre cidades que se encontram a 10.500 quilómetros de distância”.
A visita de Miguel Fonseca insere-se na estratégia de captação de investimento e posicionamento de Coimbra como um território atrativo e ocorreu a convite do Governo da província de Jiangsu, através da União das Associações de Amizade e Cooperação Portugal-China. Coimbra esteve presente numa comitiva na qual participou também o Município de Setúbal.