Na próxima quarta-feira, dia 18 de outubro, às 21h30, a Casa do Cinema de Coimbra apresenta, no Ciclo Cinema e Autoria, “Orfeu”, realizado por Jean Cocteau (1889-1963), e com a participação de Jean Marais, François Périer e Maria Casares no elenco.
O filme francês de ficção, drama e fantasia, de 1950, conta a história de Orfeu (Jean Marais), famoso poeta em fase entediada, apaixona-se, obsessivamente, por uma princesa (Maria Casares), a Morte.Enciumada, esta arquiteta a morte de Eurídice (Marie Déa), desprezada esposa de Orfeu. Com as duas presas no inferno, ele então decide também descer até lá.
O Ciclo Cinema e Autoria é uma iniciativa inserida no programa das Comemorações do Centenário da Biblioteca Municipal, um projeto que decorre durante este ano, e que pretende levar ao público a apresentação de filmes ligados às temáticas da literatura, dos autores e das bibliotecas.
O ciclo contempla 12 sessões de cinema, uma sessão de cinema por mês, agendadas para a 3ª quarta-feira de cada mês (exceto a sessão de novembro que será dia 8), às 21h30, e ainda duas sessões para o público infantojuvenil, às 15h00. As sessões decorrem na sala da Casa do Cinema de Coimbra – Piso 0 das Galerias Avenida, na Avenida Sá da Bandeira.
Os bilhetes de cada sessão têm o custo de 4,50 euros (preço reduzido mediante apresentação do cartão de leitor da Biblioteca Municipal de Coimbra na bilheteira) ou de 6 euros (valor normal).