Através de um projeto de financiamento da Fundação Mapfre, que contemplou a CM de Coimbra e o Arquivo Nacional do Chile, o Município levou a cabo o restauro e a digitalização dos mapas – efetuado no agora designado Centro de Informação Geoespacial do Exército – do Tomo I e X do Atlas Universel, da família Vaugondy, que compõem a publicação agora editada, que, ainda, reúne um conjunto de mapas do Atlas Encyclopedique, de Rigobert Bonne, digitalizados pelos serviços municipais.
O catálogo conta, também, com a participação de dois especialistas nacionais, através de artigos científicos, que colaboraram graciosamente, nesta publicação: João Carlos Garcia (da Faculdade de Letras da Universidade do Porto) e Luís Miguel Moreira (da Universidade do Minho).
Foram impressos 500 exemplares deste catálogo, estando previsto o seu lançamento público para o dia 9 de fevereiro, coincidindo com a abertura da exposição com o mesmo título. A edição vai estar à venda, pelo valor de 10 euros, na Livraria Municipal e noutros espaços do Município.