A Festa da Flor e da Planta envolveu um vasto conjunto de associações do concelho e a comunidade local num objetivo comum: celebrar o Dia Internacional do Fascínio das Plantas. Uma aposta que passou, também, por diversificar a oferta cultural da cidade, através do empenho de cerca de meia centena de participantes, entre viveiristas, floristas, associações de âmbito cultural, recreativo, social e folclórico e etnográfico, que participaram, no sábado passado, na iniciativa.
A Festa da Flor e da Planta destaca-se como iniciativa de cunho peculiar, pela construção de vários quadros floridos e de tapetes florais por diversas associações do concelho. O resultado da conceção dos tapetes, com recurso a flores e plantas naturais, foi visível para o público das 9h00 às 18h30. Contudo, o trabalho das coletividades começou na noite de sexta-feira e estendeu-se até às primeiras horas da manhã de sábado.
Os inúmeros visitantes tiveram oportunidade de apreciar tapetes com pormenores de criatividade únicos no átrio do edifício da Câmara Municipal, nas rampas da Praça 8 de Maio, no patim da Igreja de Santa Cruz, na Rua Direita, Rua da Moeda, Rua da Louça, Rua do Corvo, Largo do Poço, Rua dos Sapateiros, Rua das Padeiras, Rua Paço do Conde, Largo Paço do Conde, nas escadas da Igreja de São Tiago, escadas da Igreja de São Bartolomeu e pelourinho da Praça do Comércio, nas Escadas do Gato e no Largo da Portagem.
A iniciativa foi, ainda, marcada por vários momentos de animação, com destaque para a recriação de tradições da região de Coimbra, através de um desfile etnográfico, que integrou os pregões de outrora usados na venda de rua, ou pela presença de expositores, que encheram a Praça do Comércio com irrecusáveis propostas gastronómicas de Coimbra e da região. O programa contou, ainda, com a atuação da Banda Filarmónica de Ceira, do quarteto de saxofones “Sax Ensemble”, do grupo de concertinas “Sons de Casconha” e do grupo de Capoeira “Muzenza”.
Com a reintegração desta iniciativa na programação municipal, a Câmara Municipal imprimiu à Baixa uma dinâmica cultural ainda mais consistente, desta vez sensibilizando os cidadãos para a prática de condutas de promoção da biodiversidade. O retorno da Festa da Flor e da Planta revelou-se um sucesso, comprovado pelo número de participantes envolvidos e pela afluência do público.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Tiago Costa e Coimbra Explore