A iniciativa juntou cerca 100 participantes, entre adultos, crianças e jovens, que pedalaram ao longo de um circuito urbano de mais de 4,5 km. Os participantes foram desde a Praça 25 de Abril, em direção à Rua Monsenhor Nunes Pereira, Rua de Angola, Rua Vasco da Gama, Praça Infante D. Henrique, Rua Daniel de Matos, Rua Carlos Seixas, Avenida Urbano Duarte, Rua Fonte do Castanheiro, Travessa das Fonsecas, Quinta das Fonsecas, Travessa da Fonte do Bispo, Rua de Angola, Viaduto do Calhabé e regressaram novamente à Praça 25 de abril.
Esta iniciativa procura, de forma divertida e inclusiva, promover o uso da bicicleta nas viagens quotidianas, identificando potencialidades, mas também pontos críticos que devem merecer a atenção especial por parte da Câmara Municipal na melhoria da infraestrutura ciclável. “Esta cooperação entre a Câmara Municipal e a Coimbr’a Pedal tem-se revelado extremamente construtiva, seja na organização de iniciativas de promoção a mobilidade sustentável, seja na avaliação e validação dos projetos em curso, para expansão da rede de ciclovias”, afirmou a vereadora da Mobilidade, Ana Bastos, na reunião de Câmara de hoje, numa alusão ao sucesso do evento.
“Permitam-me, por isso, terminar com um agradecimento especial à Coimbr’a Pedal pela sua cooperação e atividade desenvolvida, à Divisão de Mobilidade Urbana pela organização desta iniciativa, mas também pela presença e participação de dirigentes e funcionários municipais e à Polícia Municipal, que de forma empenhada e profissional, acompanhou o pelotão ao longo de todo o circuito, garantindo assim a sua realização nas melhores condições de segurança”, acrescentou.
A Kidical Mass (Massa Crítica de Crianças) é um movimento global que procura responder e dar visibilidade à necessidade e vontade das famílias usarem modos ativos nas suas deslocações diárias (bicicleta, caminhar, patins, skate, etc.), exigindo a melhoria da infraestrutura ciclável e a pacificação das ruas, principalmente nas envolventes escolares. O mote da Kidical Mass é “Espaço para a próxima Geração”.
Esta iniciativa encontra-se alinhada com os objetivos previstos na Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável (ENMAC) 2020-2030 e com as ações de sensibilização promovidas pela Câmara Municipal Coimbra, que visam alcançar as metas estabelecidas assumindo a missão de incentivar e generalizar o ‘andar de bicicleta’ nas deslocações quotidianas e de lazer, tornando a mobilidade ativa a forma mais popular para percorrer curtas distâncias, potenciando sinergias com o transporte público em todo o território nacional e melhorando significativamente a qualidade de vida dos portugueses.
Créditos Fotográficos: Coimbra a Pedalar