No ano em que se celebra o 10º aniversário do Europa Criativa, o programa de apoio da União Europeia dedicado aos setores cultural e criativo, a CM de Coimbra, a Culture Action Europe e o Centro de Informação Europa Criativa organizam a “Conferência de Coimbra: 10 anos do Europa Criativa e o papel das Redes Culturais no Futuro da Europa”, centrada no papel vital que as redes culturais e o networking cultural desempenham na definição do futuro da Europa. Para participar, basta efetuar o registo aqui. A inscrição é automaticamente aceite até atingir a lotação da sala.
Este evento não só irá assinalar os resultados do Europa Criativa em Portugal como também reunirá redes europeias, projetos e organizações portuguesas que participaram com sucesso em iniciativas europeias. Ao destacar as suas contribuições, a conferência pretende aumentar a visibilidade, a capacitação e a competitividade dos sectores cultural e criativo.
Embora o programa não esteja ainda fechado, já são conhecidos os vários momentos deste encontro, que começa a 23 de setembro, segunda-feira, com uma sessão a partir das 14h30 sobre os resultados do programa Europa Criativa em Portugal e outra, a partir das 17h00, sobre o tema “Como aceder a financiamento europeu”, que contará com a presença dos representantes nacionais de distintos programas europeus. Este dia termina com um sunset drinks no jardim do Convento São Francisco.
O dia seguinte, 24 de setembro, será dedicado às “Redes Culturais e o Futuro da Europa”. Às 10h00, tem início a sessão de abertura e meia hora depois começa o debate em torno de “Qual o papel das Redes Culturais no Futuro da Europa?”, a que se segue o tema “Oportunidades transnacionais em criação e performance”. A presença de redes e projetos europeus será o denominador comum, tanto de manhã como de tarde, sendo que, depois de almoço, decorrerão os “Círculos de Diálogo”. Com o objetivo de promover o diálogo e a partilha de experiências, estas duas rondas de conversa serão conduzidas a partir de projetos centrados nos temas da diversidade cultural, cultura e fronteiras, cultura e espaços públicos, ativismo cultural, cultura e sustentabilidade, cultura e memória, investigação artística, cultura e acessibilidade, diálogo entre gerações e cultura e bem-estar. A partir das 17h00, a atenção volta-se para o “Trabalho em rede a nível nacional e transfronteiriço”, sendo que a sessão de encerramento está prevista para as 17h30.
A conferência será realizada em português e inglês, sem tradução simultânea, e não haverá transmissão streaming.
Para esclarecimentos contactar coimbra.conference@cm-coimbra.pt