O PEMDD procura reunir contributos dos parceiros associativos desportivos, dos stakeholders, das entidades ligadas ao desporto e à prática de atividade física no Município e, também, da comunidade. Assim, depois da apresentação do projeto às entidades desportivas e Juntas e Uniões de Freguesias, a Câmara Municipal pretende, agora, saber o que pensa a população. Como tal, tem disponível, até 30 de janeiro de 2025, um inquérito online, aqui, e apela à participação de todos para o desenvolvimento de um PEMDD que integre uma visão global da comunidade.
Coimbra possui uma longa tradição associativa desportiva, com o desporto a assumir-se como forma de cultura e de educação, como promotor de progresso e de desenvolvimento comunitário. O PEMDD vai, assim, dar resposta às novas necessidades da sociedade atual, numa lógica da sustentação das políticas desportivas municipais implementadas e previstas e de melhoria dos níveis de planeamento e de gestão de recursos.
O PEMDD pretende ser um trabalho de pesquisa constituído pelo diagnóstico e análise estratégica do sistema desportivo do concelho e pela formulação de propostas de desenvolvimento do desporto. Este plano tem como propósito consolidar um sistema desportivo concelhio dinâmico, que proporcione o bem-estar físico, mental e social dos cidadãos, níveis de desempenho adequados às expectativas e motivações de evolução na prática de atividade física e desportiva e que contribua para o envolvimento, coesão, prosperidade e sustentabilidade da comunidade.
É, por isso, de extrema importância a participação na preparação desta estratégia, que se pretende mais abrangente e global.
Recorde-se que o O Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Desportivo, encomendado pela Câmara Municipal de Coimbra, está a ser realizado por uma equipa de especialistas, liderada por Dimas Pinto, antigo presidente a Associação Portuguesa de Gestão de Desporto, e composta ainda por Juanma Murua, Bruno Avelar e José Charro.
Vídeo: Câmara Municipal de Coimbra | Marta Costa