A relação de trabalho e a cooperação entre Esch-sur-Alzette e Coimbra tem sido reforçada nos últimos anos, o que se traduz num mútuo conhecimento propício às oportunidades de investimento recíproco e de cooperação institucional cada vez mais alargada e multissectorial.
Neste contexto, a delegação do Município luxemburguês acompanhou de perto o evento que posiciona Coimbra como uma cidade aberta ao investimento, produtora de talento, que trabalha para reforçar laços com a comunidade internacional, abrindo oportunidades de colaboração ao ecossistema empresarial da cidade com os mercados europeus.
O protocolo de geminação com Esch-sur-Alzette data de 6 de junho de 2005. O desenvolvimento desta cidade pela aposta em infraestruturas tecnológicas e científicas, através do apoio a empresas e à faculdade de ciências e, na vertente cultural e histórica, na criação de novos espaços, como a sala de concertos Rockhal, o centro de documentação sobre a cultura industrial, os arquivos nacionais e a preservação do património de Hauts-Fourneaux.