Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

14 Novembro 2024

Coimbra reforça papel da cultura na revitalização dos centros urbanos em webinar europeu

Coimbra reforça papel da cultura na revitalização dos centros urbanos em webinar europeu

A segunda reunião do Observatório Europeu dos Centros das Cidades (European Observatory for City Centers), na área temática “Cultura e Animação”, presidida por Coimbra e pela cidade eslovena de Ptuj, decorreu no passado dia 5 de novembro sob o tema “A Cultura como Vetor de Atratividade nos Centros das Cidades Europeias”. A sessão contou com mais de 50 participantes de várias cidades europeias e foi uma oportunidade para explorar e partilhar iniciativas culturais que promovem a revitalização dos centros históricos.

O Município de Coimbra esteve representado pelo vereador Miguel Fonseca, pela responsável pelas Relações Institucionais e Internacionais, Joana Gouveia Loureiro, e pelo chefe de divisão da Cultura, Rafael Nascimento. Tânia Rodrigues e João Silva, da plataforma conimbricense Bluehouse, foram convidados para apresentarem o impacto das iniciativas culturais Verão a Dois Tempos| Festival Epicentro na dinamização da Baixa de Coimbra. As atividades, que decorreram no verão, transformaram a zona histórica da cidade num palco de experiências culturais diversificadas e foram destacadas como exemplos de sucesso na criação de novos públicos e na promoção de uma vivência urbana mais vibrante.

 

Durante o evento, Coimbra refletiu sobre a cultura como eixo de atratividade e transformação urbana com líderes de outras cidades europeias que enfrentam desafios semelhantes. “A cultura é fundamental para revitalizar o centro urbano, criando uma dinâmica de atratividade que atrai tanto visitantes como investidores. Investir na cultura é um desafio comum a todas as cidades europeias, mas acreditamos que este é o caminho certo para um centro histórico vibrante e integrador”, frisou o vereador Miguel Fonseca. Nuska Gajšek, presidente da Câmara de Ptuj, na Eslovénia, partilhou o impacto da cultura e de eventos anuais na atratividade do centro histórico da sua cidade, enquanto Stéphane Segreto Aguilar, diretor do Relais Culture Europe, abordou a importância das iniciativas culturais europeias na criação de conexões locais e fortalecimento da identidade urbana.

 

Loïc Clairet, diretor do projeto Esch Capitale Culturelle, Daniel Codello, coordenador das políticas transfronteiriças e europeias, e Christian Bettendorf, chefe do departamento económico de Esch-sur-Alzette, a Capital Europeia da Cultura em 2022, partilharam reflexões sobre o processo de candidatura e as principais iniciativas que tornaram este projeto um marco cultural europeu. Klaudia Mazur, diretora de comunicação de Rzeszów, na Polónia, apresentou a sua experiência de revitalização dos centros urbanos,através da cultura, evidenciando o impacto dessas ações no fortalecimento da identidade local e na dinamização dos espaços históricos.

 

Coimbra é a única cidade portuguesa com um papel de liderança no Observatório Europeu dos Centros das Cidades, copresidindo a área temática “Cultura e Animação” em colaboração com a cidade de Ptuj. Este Observatório, apoiado pela associação francesa Centre-Ville en Mouvement, tem como objetivo promover estratégias de dinamização urbana em seis áreas, estando prevista uma reunião plenária, em novembro de 2025, em Paris, na qual serão partilhados resultados e boas práticas.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)