Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

23 Janeiro 2025

CM de Coimbra promove ciclo de conferências para assinalar 50 anos da Assembleia Constituinte

CM de Coimbra promove ciclo de conferências para assinalar 50 anos da Assembleia Constituinte

O Convento São Francisco acolhe, nos próximos dias 7 e 8 de fevereiro, o ciclo “Conferências Políticas”, sobre o tema “Fim ou fins da democracia – 50 anos da Assembleia Constituinte (1975-2025)”, promovido pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, através da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico. A iniciativa assinala meio século da Assembleia Constituinte, de onde resultou, em 1976, a Constituição da República, e junta um extenso leque de oradores, de todos os quadrantes políticos, em torno de um tema comum: a democracia. O programa foi integralmente desenhado por dois coordenadores científicos externos à CM de Coimbra: Alexandre Franco de Sá e Luís Meneses do Vale. O arranque das Conferências Políticas vai ser realizado pelo presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, na cerimónia de abertura, marcada para o dia 7, às 18h00.

Em 2025 assinalam-se os 50 anos das eleições para a Assembleia Constituinte, de onde saiu, no ano seguinte, a Constituição da República. A CM de Coimbra considerou, por isso, que esta celebração de meio século da Assembleia Constituinte é uma data privilegiada para debater o passado e o futuro da democracia portuguesa e é esse debate que as “Conferências Políticas” pretendem suscitar, justamente com o mote “Fim ou fins da democracia – 50 anos da Assembleia Constituinte (1975-2025)”.

 

Ana Abrunhosa, António Pinto Pereira, Fernando Rosas, Jaime Nogueira Pinto, João Rodrigues, Jorge Gouveia Monteiro, José Manuel Pureza, José Ribeiro e Castro, Manuel Carvalho da Silva, Marcela Uchôa, Maria Manuel Leitão Marques, Marina Costa Lobo, Maurício Marques, Rafael Pinto Borges, Rui Tavares e Teresa Violante são os oradores, convidados pelos coordenadores científicos, para as “Conferências Políticas”.

 

O evento arranca na sexta-feira, 7 de fevereiro, após a cerimónia de abertura, que vai contar com a presença presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva e dos dois coordenadores científicos, Alexandre Franco de Sá e Luís Meneses do Vale. Alexandre Franco de Sá estudou em Lisboa, em Freiburg (Alemanha) e na Universidade de Coimbra, onde se doutorou e é professor. Tem lecionado e publicado sobre várias áreas dos estudos filosóficos, mas dedica-se sobretudo à filosofia social e política. Luís Meneses do Vale é licenciado, mestre e doutor em Direito (Ciências Jurídico-Políticas), pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde foi monitor e assistente e é hoje professor auxiliar, coordenador dos mestrados e investigador do Instituto Jurídico. Estuda, escreve, leciona e intervém publicamente sobretudo nos domínios da teoria, dogmática e metodologia do direito político e da constitucionalidade sociais.

 

Ainda na sexta-feira, às 18h30, decorre o primeiro painel com o tema “A democracia entre o passado e o futuro”, que vai contar com a participação de Fernando Rosas, Jaime Nogueira Pinto, Marcela Uchôa, e Rafael Pinto Borges, cabendo a moderação ao professor universitário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e jornalista João Figueira.  

 

Já no dia seguinte, sábado, 8 de fevereiro, o primeiro painel tem início às 10h30, com o tema “Democracia e Representação: como preservar o passado democrático?”, com José Ribeiro e Castro, Manuel Carvalho da Silva, Marina Costa Lobo, Teresa Violante, e moderação da jornalista Paula Sofia Luz. Da parte da tarde, a partir das 14h30, retomam-se os trabalhos com um novo debate, desta vez moderado pelo jornalista da Antena 1, Daniel Belo, sobre o tema “Democracia e Europa: como garantir a Democracia no futuro?”. O debate vai contar com a participação de João Rodrigues, José Manuel Pureza, Maria Manuel Leitão Marques, e Rui Tavares.

 

O último painel tem início previsto para as 17h30, é dedicado ao tema “Democracia e Cidade: como viver o presente democrático?”, e vai contar com a participação de Ana Abrunhosa, António Pinto Pereira, Jorge Gouveia Monteiro, e Maurício Marques. A moderação fica a cargo do jornalista e diretor jornal digital “sinalAberto”, Vitalino José Santos.

 

 

SINOPSES BIOGRÁFICAS

 

PARTICIPANTES

 

  • Ana Abrunhosa é Licenciada, Mestre e Doutora pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde exerce funções docentes. Foi Ministra da Coesão Territorial, Vice-Presidente e presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e Presidente, entre outras instituições, da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro e do Comité de Investimento do Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbanas
  • António Pinto Pereira é Mestre em Direito e Doutor em Relações Internacionais, Advogado e Professor Auxiliar, com o título académico de Agregado, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Contribui regularmente para vários meios de comunicação social, sendo comentador residente sobre questões jurídicas no programa “Você na TV”, da TVI.
  • Fernando Rosas é Licenciado em Direito, Mestre e Doutor em História e Professor Emérito da Universidade Nova de Lisboa. Foi Jurista e Jornalista, antes de Investigador e Professor, presidiu ao Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas daquela Universidade e dirigiu a revista História entre 1994 e 2007. Três vezes Deputado à Assembleia da República, recebeu a Comenda da Ordem da Liberdade em 2006.
  • Jaime Nogueira Pinto é Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa e Doutor pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas. Dirigiu a revista Futuro Presente e o semanário O Século, e dirige atualmente, com Rui Ramos, a revista Crítica XXI. Colabora regularmente na imprensa e na televisão, é autor de dois romances e de mais de vinte livros dedicados à história e à política.
  • João Rodrigues é Doutorado pela Universidade de Manchester, Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Sociais. É autor de diversas publicações, coautor do blogue de economia política Ladrões de Bicicletas e membro do Conselho Editorial do Le Monde diplomatique – edição portuguesa.
  • Jorge Gouveia Monteiro é Licenciado em Direito e ex-dirigente do Partido Comunista Português. Foi vereador da Câmara Municipal de Coimbra, tendo ajudado a fundar e a desenvolver múltiplas associações de moradores e culturais, bem como a Associação Grupo Gatos Urbanos. É Coordenador da Direcção do Movimento Cidadãos por Coimbra (CpC) e sócio-gerente do bar e espaço cultural Liquidâmbar.
  • José Manuel Pureza é Licenciado em Direito e Doutor em sociologia, Professor Catedrático de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Sociais, onde dinamizou o Núcleo de Estudos para a Paz. Foi deputado pelo Bloco de Esquerda na Assembleia da República e um dos quatro vice-presidentes desta.
  • José Ribeiro e Castro é Licenciado em Direito e Advogado, tendo também uma carreira profissional em vários grupos de comunicação social. Foi cinco vezes Deputado à Assembleia da República, Secretário de Estado, Deputado no Parlamento Europeu e líder do CDS-PP. É Grande-Oficial da Ordem de Bernardo O’Higgins do Chile, da Ordem do Mérito do Luxemburgo e da Ordem do Infante D. Henrique de Portugal.
  • Manuel Carvalho da Silva é Licenciado e Doutorado em Sociologia pelo ISCTE, Investigador do CES, e actualmente Presidente da Direção e Coordenador do Laboratório Colaborativo para o Trabalho, Emprego e Proteção Social (CoLABOR). Foi Operário Electricista, Coordenador e Secretário-Geral da CGTP-IN, Professor Catedrático convidado da Universidade Lusófona e Vice-Presidente do Conselho Geral da Universidade do Minho.
  • Marcela da Silva Uchôa é Jurista, Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará, Doutora em Filosofia Política pela Universidade de Coimbra e membro do Instituto de Estudos Filosóficos, do think tank Fórum Demos, do Observatório Lusófono de Direitos Humanos (UMinho) e do Observatório das Condições de Vida e Trabalho (UNL). Contribui regularmente para o jornal Público.
  • Maria Manuel Leitão Marques é Licenciada em Direito e Doutora em Economia pela Universidade de Coimbra, Professora Catedrática da Faculdade de Economia, Investigadora permanente do Centro de Estudos Sociais e Vice-Presidente da Association internationale de droit économique. Foi Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa e Deputada ao Parlamento Europeu. Recebeu o Prémio Gulbenkian das Ciências Sociais e Humanas, em 1997, e a Comenda da Ordem da Instrução Pública, em 2000.
  • Marina Costa Lobo é Doutora em ciência política pela Universidade de Oxford, Investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Coordenadora do Observatório da Qualidade da Democracia nesse Instituto e membro do Planning Committee do CSES (Comparative Study of Election Systems).
  • Maurício Marques é Engenheiro Mecânico, Gerente de empresa e Presidente do Conselho Fiscal da Associação de Agricultores e de Melhoramentos do Lugar de Gavinhos e da Direção Centro Bem-Estar Social de Figueira de Lorvão. Foi Técnico Superior da Companhia Industrial de Cerâmica, Vice-Presidente e Presidente da Câmara Municipal de Penacova e, Presidente da direcção da Associação de Desenvolvimento da Serra do Açor.
  • Rafael Pinto Borges é Politólogo, Historiador e Ensaísta. Foi fundador e Presidente da Nova Portugalidade. Colabora com diversas publicações nacionais e internacionais que incluem a revista The European Conservative, o Jornal Novo, o Público, o Observador, o Diabo e o Bom Dia (Luxemburgo), entre outros.
  • Rui Tavares é Licenciado em História e História de Arte pela Universidade Nova de Lisboa, Doutor em História pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, Investigador associado no Centro de Estudos Internacionais do ISCTE/IUL e membro integrado do Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa. Cronista do jornal Público durante mais de uma década, é ensaísta e escritor. Antes de ser eleito Deputado à Assembleia da República foi Deputado no Parlamento Europeu, e Vereador eleito na Câmara Municipal de Lisboa.
  • Teresa Violante é Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Mestre em Direitos Humanos e Democratização pela Universidade de Pádua, Doutoranda em Direito Público pela Universidade Friedrich-Alexander Erlangen-Nürnberg, e membro do Centre for Research on Law and Society da Nova School of Law. Foi Investigadora em Frankfurt e Heidelberg e desempenhou funções de Assessora do Gabinete de Juízes do Tribunal Constitucional entre 2007 e 2017.

 

COORDENADORES CIENTÍFICOS

 

  • Alexandre Franco de Sá nasceu em Lisboa, em 1972. Estudou em Lisboa, em Freiburg (Alemanha) e na Universidade de Coimbra, onde se doutorou e é Professor. Tem lecionado e publicado sobre várias áreas dos estudos filosóficos, mas dedica-se sobretudo à filosofia social e política. Traduziu para Português autores clássicos do pensamento filosófico e político e ganhou o prémio de tradução científica União Latina/FCT, em 2003. Foi presidente da Associação de Professores de Filosofia. Lecionou no Brasil entre 2015 e 2017. Orientou e coorientou estudantes de várias universidades nacionais e estrangeiras. Em 2020, ganhou o Prémio FLUC-Ensino, que premeia a atividade letiva na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Foi coordenador científico das Conferências Políticas em 2012, 2013 e 2014.
  • Luís Meneses do Vale é Licenciado, Mestre e Doutor em Direito (Ciências Jurídico-Políticas), pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde foi Monitor e Assistente e é hoje Professor Auxiliar, Coordenador dos Mestrados e Investigador do Instituto Jurídico, tendo também desempenhado funções como Vogal do Conselho Directivo e do Conselho Pedagógico e Secretário da Mesa na Assembleia da Faculdade. É membro fundador do capítulo nacional e associado internacional da International Society of Public Law, bem como membro da Associação Portuguesa de Direito Constitucional e da Associação Portuguesa de Filosofia do Direito, Teoria do Direito e Filosofia Social, do Deutsch-Lusitanischen Juristenvereinigung, do Centro de Direito Biomédico, do Ius Gentium Conimbrigae, da Sociedade Portuguesa de Retórica, do Laboratório de Ética e Racionalidade Aplicada da FDUL, além de fundador e vogal da Direcção da ALUMNI e Coordenador do núcleo de Coimbra da Associação Causa Pública. Estuda, escreve, lecciona e intervém publicamente sobretudo nos domínios da teoria, dogmática e metodologia do direito político e da constitucionalidade sociais.
Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)