O Mercado Municipal D. Pedro V tem hoje novas dinâmicas e desafios. Nos últimos anos, houve necessidade de encontrar novas soluções para os horários de funcionamento, aberturas e encerramentos excecionais, seguindo as práticas do comércio local, mas adaptando o funcionamento aos novos modelos de negócio e aos serviços instalados, como é o caso da área de restauração e do serviço de atendimento ao público da CM Coimbra.
De acordo com a proposta, que obteve parecer positivo do concessionário da área da restauração, o espaço vai estar aberto nos seguintes feriados: 18 de abril (Sexta-feira Santa); 4 de julho (Dia da Cidade); 15 de agosto (Assunção de Nossa Senhora); 1 de dezembro (Restauração da Independência); e 8 de dezembro (Imaculada Conceição).
Por outro lado, vai estar encerrado a 4 de março (Dia de Carnaval); 20 de abril (Páscoa); 21 de abril (de harmonia com a tradição do comércio tradicional durante a Páscoa (compensação pela abertura na Sexta-Feira Santa); 25 de abril (Dia da Liberdade); 1 de maio (Dia do Trabalhador); 10 de junho (Dia de Portugal); 19 de junho (Corpo de Deus); 5 de outubro (Implantação da República); 1 de novembro (Dia de Todos os Santos); 25 de dezembro (Dia de Natal); 26 de dezembro (de harmonia com a tradição do comércio tradicional, durante a época de Natal e em compensação pelo trabalho nos dias 1 e 8 de dezembro); 1 de janeiro de 2026 (Dia de Ano Novo); e 2 de janeiro de 2026 (de harmonia com a tradição do comércio tradicional, durante a época de Natal e em compensação pelo trabalho nos dias 1 e 8 de dezembro).
A proposta define, também que no dia 24 de dezembro (véspera de Natal) o encerramento será às 19h00. Já nos dias nos dias 21 de abril, 26 de dezembro e, ainda, 2 de janeiro de 2026 será determinada a abertura das entradas 4 e 5 (Piso 1) e 6 e 7 (Piso 2), exclusivamente para funcionamento e acesso à Divisão de Relação com o Município e de Apoio Administrativo, vulgo serviços de atendimento ao público, situada no Piso 2.
O piso 0 do Mercado Municipal está aberto de segunda-feira a sábado, das 06h00 às 19h00. Já os pisos 1 e 2 funcionam até às 24h00, de segunda a quarta-feira, e, até às 02h00, de quinta-feira a sábado.
Recorde-se que a CM de Coimbra vai avançar com trabalhos de conservação e de beneficiação do Mercado Municipal D. Pedro V que visam garantir a funcionalidade e uma imagem mais cuidada do edifício. Os trabalhos foram consignados no dia 12 de novembro do ano passado e representam um investimento de 82.633,79€ (a que acresce IVA) e um prazo de execução de 120 dias.