O júri do procedimento concursal entendeu que o funcionário municipal António Ferreira foi o que “demonstrou ser detentor do perfil mais adequado ao exercício do cargo, quer pelo percurso académico e profissional demonstrado, quer pela posse das competências essenciais para o desempenho da função”. Desde 1 de janeiro de 2023, exercia, em regime de substituição, o cargo de chefe do Gabinete de Gestão do Aeródromo Municipal Bissaya Barreto e, desde 2016, os cargos de diretor e gestor de Segurança do Aeródromo.
Nascido a 28 de março de 1983, é licenciado em Geografia-Especialização em Ordenamento do Território e Desenvolvimento e detentor de uma pós-graduação em Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos. É técnico superior de Segurança e Higiene no Trabalho e tem o curso de especialização Tecnológica em Defesa da Floresta contra Incêndios. Possui formação profissional na área de tráfego aéreo, ministrada pela ANAC, Autoridade Nacional da Aviação Civil, incluindo curso de formação para Agentes de Informação de Tráfego Aéreo e Segurança para Diretores de Aeródromo, comunicações e emergência em caso de acidente aéreo, entre outras.
De 2009 a 2016, foi técnico do Serviço Municipal de Proteção Civil de Mafra, com as responsabilidades de subcoordenação do serviço, coordenador do setor de Planeamento, Formação e Sensibilização, Gestor de Processo de Qualidade e subdiretor do Heliporto Municipal. De 2007 a 2009, foi bolseiro de investigação e coordenador de Projeto da Universidade de Coimbra nas áreas dos Sistemas de Gestão de Risco e Emergência, Análise de Vulnerabilidades, Perigos e Riscos e Elaboração de Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil.