O DOC.Coimbra 2025 – Festival Internacional de Documentários vai para a sua segunda edição, contando para isso com o apoio da CM de Coimbra. Ao abrigo dos apoios à atividade pontual, previstos no Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, a autarquia vai apoiar o evento com 5.000 euros.
A edição de 2025 vai exibir, aproximadamente, 40 filmes, distribuídos por 17 sessões, no auditório do IPDJ de Coimbra, entre os dias 25 e 30 de março. No local, vai existir um laboratório de desenvolvimento de projetos, o DOC.LAB Coimbra, que vai contar com uma sessão de apresentação de projetos, “master-classes” e sessões de perguntas e respostas com realizadores convidados que vão poder apresentar e debater os seus filmes com o público.
O projeto pretende celebrar o cinema documental, oferecendo aos cineastas um espaço privilegiado para exibirem os seus trabalhos em interação com o público, estimulando discussões construtivas sobre questões sociais e culturais e fortalecendo a posição de Coimbra como importante centro cultural em Portugal. O evento quer trazer a Coimbra o melhor cinema documental mundial, enquanto janela aberta de exibição neste formato cinematográfico e, simultaneamente, promover a formação de novos públicos entusiastas do cinema documental, estudantes, realizadores e produtores da região e do país.