Na terceira reunião do Observatório Europeu dos Centros das Cidades, Coimbra destacou a sua aposta estratégica nos grandes eventos como motor de dinamização do centro urbano, impulsionando o turismo, a economia local e a projeção internacional da cidade. O vereador Miguel Fonseca apresentou dados concretos sobre a realização de 306 eventos nos últimos dois anos, incluindo 104 espetáculos musicais e 202 iniciativas diversas, reforçando a posição de Coimbra no circuito europeu dos grandes eventos.
Entre os eventos-âncora que contam com o envolvimento da Câmara Municipal, Miguel Fonseca destacou o Strong Beers – Festival de Inverno, o Carnaval, o festival Verão a Dois Tempos/ Epicentro, a partida do Rally de Portugal, as Festas da Cidade, o Natal e a passagem de ano em Coimbra. O vereador lembrou ainda que a cidade tem igualmente recebido concertos internacionais de renome, como Coldplay (em 2023) e Guns N’ Roses (a 6 de junho deste ano), além de iniciativas culturais e gastronómicas diversas como o Festival de Sopas, Encontro de Carros Clássicos, Festival de Marisco Refresca e o Street Food Festival. “Os eventos não só trazem benefícios económicos diretos, mas também reforçam a identidade e a competitividade do nosso concelho”, sustentou Miguel Fonseca, sublinhando ainda que estas iniciativas têm consolidado Coimbra como um destino vibrante e cosmopolita, atraindo visitantes e promovendo uma oferta cultural e turística diversificada.
A participação de Coimbra neste fórum europeu permitiu a partilha de boas práticas com outras cidades que enfrentam desafios semelhantes, como o declínio do comércio tradicional, o impacto da digitalização dos negócios, a mobilidade e outros.
Entre os intervenientes na reunião estiveram Ana Bevides Otero, da European Festivals Association, Rolf Hemke, do Festival Kunstfest Weimar (Alemanha), Karine Barchasz, de Bourges (França), Capital Europeia da Cultura 2028, Elmar Kunz, da cidade de Ludwigsburg (Alemanha) e Lauryn Pignarre, da URBACT, que apresentou este programa de financiamento que promove o desenvolvimento urbano e sustentável nas cidades da Europa, dando alguns exemplos de cidades apoiadas.
Com esta estratégia, Coimbra tem-se afirmado como um caso de sucesso na Europa, comprovado pelo aumento das reservas hoteleiras, do movimento na cidade e do fluxo turístico, demonstrando o impacto positivo da cultura e dos eventos na dinamização dos centros urbanos.