Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

23 Abril 2025

CM de Coimbra avança com classificação municipal das Salas de Cinema das Galerias Avenida

CM de Coimbra avança com classificação municipal das Salas de Cinema das Galerias Avenida

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de dia 22 de abril, o início do processo de classificação das Salas de Cinema das Galerias Avenida como imóvel de interesse municipal, reconhecendo o seu valor cultural, histórico e social para a cidade. Recorde-se que a CM de Coimbra comprou as duas salas em 2022, por 170 mil euros, com o objetivo de assegurar a continuidade da dinamização de atividades sócio-cinéfilo-culturais já existentes naquele edifício histórico

O espaço em causa a ser classificado integra duas salas de cinema localizadas no Centro Comercial Avenida, na Avenida Sá da Bandeira: o Estúdio 1, no sétimo piso, e o Estúdio 2, no rés-do-chão, onde atualmente funciona a “Casa do Cinema de Coimbra”.

 

Segundo a informação técnica dos serviços da autarquia, a “preservação das salas e o alargamento da atividade potenciam um papel no desenvolvimento cultural, social e económico da cidade, razão pela qual se justifica a sua classificação como bens culturais de interesse municipal”. A proposta prevê, para o Estúdio 1, a instalação futura de mais salas de exibição, um espaço cowork, uma galeria, um espaço de formação e uma incubadora de cinema. São projetos promovidos pela associação Caminhos do Cinema Português, que o município considera fundamentais.

 

A classificação municipal do espaço vem reforçar uma estratégia multinível coerente, onde as políticas municipais, regionais e nacionais, que se alinham para potenciar um setor com capacidade comprovada de gerar desenvolvimento sustentável e coesão territorial. “Tal representaria não apenas um reconhecimento do valor patrimonial destas salas, mas também um compromisso do município com o futuro da cultura cinematográfica na cidade e com o desenvolvimento de um setor económico inovador e com elevado potencial de crescimento”, pode ler-se na informação.

 

Recorde-se que a CM de Coimbra comprou as duas salas em maio de 2022, por 170 mil euros, com o objetivo de assegurar a continuidade da dinamização de atividades sócio-cinéfilo-culturais já existentes naquele edifício histórico, nomeadamente do Centro de Estudos Cinematográficos da AAC, da Caminhos do Cinema Português – Associação de Artes Cinematográficas e da Fila K Cineclube.

 

A proposta de classificação assenta em vários critérios: valor histórico e patrimonial, cultural e social, económico e de inovação, reconhecimento em instrumentos de planeamento regional, bem como relevância urbanística e de revitalização.

 

A este respeito, o documento refere que “as salas representam a continuidade de uma tradição cinematográfica centenária em Coimbra, remontando ao Teatro Circo Príncipe Real D. Luís Filipe, inaugurado em 1893, e sendo um dos primeiros recintos do país a receber o cinema como forma artística”.  Sobre o valor cultural e social, sublinha-se que “a Casa do Cinema de Coimbra” tem desempenhado um papel fundamental na promoção da cultura cinematográfica, com ênfase no cinema português e europeu, contrariando a hegemonia do cinema norte-americano que domina 90% das salas comerciais”.

 

Quanto ao valor económico e de inovação, o documento apresentado refere que o “projeto insere-se, igualmente, no Eixo 3 do PEDU de Coimbra – “Reabilitar o edificado e qualificar o ambiente urbano”, que enfatiza que “a qualificação física da cidade é a base material sobre a qual todos os outros objetivos se podem alcançar” e destaca a importância de garantir “a modernização e reabilitação dos espaços de comércio e serviços e um espaço público de qualidade e inclusivo”.

 

O reconhecimento no planeamento regional é incontornável, dada a importância da Casa do Cinema de Coimbra e do trabalho desenvolvido pela Associação Caminhos do Cinema Português, que transcende o âmbito municipal, tendo sido reconhecido a nível regional, através da sua inclusão explícita no PROT Centro.

 

Por fim, sobre o valor Urbanístico e de Revitalização, é sublinhado que a manutenção destes espaços culturais na Avenida Sá da Bandeira contribui para a vitalidade do centro urbano, contrariando tendências de descentralização e desertificação dos centros históricos.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)