A empreitada, que tem um prazo de execução de 150 dias, pretende resolver um problema antigo de circulação automóvel na zona, especialmente notório em dias de maior afluência ao cemitério, como funerais e celebrações religiosas.
Atualmente, a rua de acesso ao cemitério é uma via sem saída, com vários troços de largura insuficiente. A nova ligação permitirá dar continuidade à estrada, criando uma saída alternativa mais abaixo, através da Rua Fonte do Calvo.
A empreitada prevê a ligação do patamar inferior do cemitério à Rua Fonte do Calvo com um arruamento de sentido único descendente, com inclinação máxima de 19,5%. A solução foi desenhada tendo em conta o caráter local da via e o seu uso esporádico. No entroncamento com a Rua Fonte do Calvo será realizado um ajustamento do traçado, por forma a permitir uma melhor concordância com o novo arruamento, exigindo a construção de muros de suporte em betão armado.
Além das melhorias viárias, a nova ligação vai permitir encaminhar, por gravidade, os efluentes das lavagens e futuros sanitários do cemitério para o sistema de saneamento existente na Rua Fonte do Calvo, situada a uma cota inferior. O projeto inclui ainda a recolha de águas pluviais através de valetas, sumidouros e coletores, garantindo o seu escoamento para os cursos de água existentes, protegendo assim os taludes e zonas envolventes da nova via.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Pedro Lopes
Vídeo: Câmara Municipal de Coimbra | João Pedro Lopes & Marta Costa