Coimbra vai ser o centro das discussões sobre a herança sefardita no VII Congresso Internacional Diálogos Luso-Sefarditas – Cidades-Mundo de Memória Judaica. O congresso, realizado presencialmente e com transmissão online, tem início no dia 4 de junho.
O evento representa uma parceria entre diversas unidades de investigação universitária, entidades culturais e o Município de Coimbra, dando continuidade aos encontros académicos iniciados nesta cidade (2017), e posteriormente realizados em Aveiro (2019), Leiria (2021), Tomar (2022), Castelo de Vide (2023) e Guarda (2024). Este evento visa promover o debate e a partilha de conhecimento sobre as vivências e os legados culturais das comunidades sefarditas nos territórios luso-ibéricos, atlânticos e mediterrânicos, assim como em outras regiões envolvidas na diáspora judaica.
O evento é organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra, Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro, Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, Cátedra de Estudos Sefarditas da Universidade de Lisboa, Rede de Judiarias de Portugal e Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.
O programa pode ser consultado na página web VII Congresso Internacional Diálogos Luso-Sefarditas | Cidades-Mundo de Memória Judaica — Câmara Municipal de Coimbra.