Os Prémios FORMA – Prémios Nacionais de Arquitetura em Portugal são uma iniciativa da IF – Produtora Cultural em Arquitetura e têm como objetivo distinguir o trabalho dos(as) arquitetos(as) que contribuam para a criação e inovação na construção, para a qualidade na arquitetura e a valorização da paisagem e, consequentemente, para a qualidade de vida dos cidadãos. Este prémio destina-se a premiar obras de nova construção realizadas em todo o território de Portugal que se distingam pela sua qualidade e singularidade.
Os Prémios FORMA são atribuídos em seis categorias diferentes, sendo que uma delas é destinada a jovens arquitetos(as) até 40 anos. As categorias são: Habitação Unifamiliar (Pública e/ou Privada), Habitação Coletiva (Pública e/ou Privada), Equipamento Coletivo (Pública e/ou Privada), Espaço Público, Reabilitação Arquitetónica (Pública e/ou Privada) e Jovens Emergentes.
São, também, atribuídas três menções honrosas: Ensino e Investigação, Inovação e Carreira. A Menção Ensino e Investigação destaca os arquitetos que continuam a pesquisar novos processos e ferramentas aplicados à prática. A Menção Inovação destaca outras formas de atuar em arquitetura, contribuindo para alargar o contributo da arquitetura e o seu impacto na sociedade. A Menção Carreira destaca os arquitetos de referência e que possam servir de inspiração para as gerações futuras.
A 3ª edição dos Prémios FORMA tem o Alto Patrocínio da Presidência da República Portuguesa e o apoio estratégico da CM de Coimbra, do Património Cultural e da Fundação Bissaya Barreto. O júri foi constituído por arquitetos com trabalho reconhecido e premiado. As obras finalistas vão poder ser vistas na exposição dentro da Igreja do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra.