Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

28 Maio 2025

Cortejo da Queima das Fitas gerou menos resíduos: 18,34 toneladas recolhidas

A operação de limpeza realizada após o Cortejo da Queima das Fitas, no passado domingo, 25 de maio, resultou na recolha de 18,34 toneladas de resíduos, uma redução face às 19,9 toneladas do ano anterior. A ação envolveu meios da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, da empresa SUMA e da ERSUC, num total de 74 trabalhadores e 15 viaturas. Cerca de 93% dos resíduos produzidos foram encaminhados para linhas recicláveis.

O Cortejo da Queima das Fitas produz sempre muitos resíduos. Do total recolhido este ano, 16,78 toneladas correspondem a embalagens, 0,36 toneladas a vidro e 1,2 toneladas a resíduos indiferenciados. Cerca de 93% dos resíduos foram encaminhados para reciclagem.

 

A operação abrangeu a recolha e separação dos resíduos, varredura e lavagem de ruas ao longo do percurso dos carros, bem como uma ação específica de recolha de lixo no interior dos carros no final do Cortejo, com o objetivo de otimizar a reciclagem.

 

Nos dias seguintes foram, ainda, realizadas intervenções complementares, nomeadamente de lavagem de alguns arruamentos, que será retomada agora no final das festividades da Queima das Fitas. De referir, a propósito, que o desmonte dos carros alegóricos é da responsabilidade da Comissão Organizadora da Queima das Fitas.

 

Da parte da CM de Coimbra, estiveram envolvidos 17 funcionários e cinco viaturas, duas viaturas de grua, uma de carga com +3500 kg e duas de carga com –3500 kg. A SUMA envolveu nesta operação – nos dias 25 e 26 – 51 funcionários e quatro varredoras de 6m3, duas viaturas de recolha, três viaturas lava ruas e sete carrinhas ligeiras de apoio. A ERSUC participou nos dois dias com seis funcionários.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Sobral

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)