Autarcas de Aveiro, Cascais, Coimbra, Faro, Lisboa, Loures, Mondim de Basto, Sintra e Viana do Castelo debateram, no Local Summit, as suas políticas públicas nos seus concelhos nos últimos 12 anos.
Numa perspetiva global, no último painel do encontro, Basílio Horta, José Ribau Esteves e Rogério Bacalhau, a cumprirem o último de três mandatos em Sintra, Aveiro e Faro, respetivamente, debateram estratégias de desenvolvimento em conjunto com o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, a cumprir o seu primeiro mandato.
José Manuel Silva demonstrou como a CM de Coimbra “definiu uma estratégia de desenvolvimento e crescimento que tem de passar pela atração de investimento privado e empresarial”. Entre as apostas no terreno estão, elencou, a criação de uma nova área empresarial para receber as indústrias. “Já trouxemos seis multinacionais e há mais a bater-nos à porta”.
O autarca deu, por isso, conta que a cidade está em franco crescimento a todos os níveis face às políticas municipais que estão no terreno de olhos postos na atração de investimento privado. “Vamos ser um dos concelhos mais dinâmicos do país em termos de desenvolvimento”, afirmou, mesmo, José Manuel Silva, apostando nas obras de transformação da cidade que estão a ser aceleradas.
“Estratégias e modelos locais para a habitação” foi o tema inicial, logo após a abertura do Local Summit pelo ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz. Bruno Ferreira, presidente da CM de Mondim de Basto, e Ricardo Leão, presidente da CM de Loures, juntaram-se a Patrícia Viana, sócia da Abreu Advogados, e a Luís Menezes Leitão, presidente da Associação Lisbonense de Proprietários, para a discussão de um dos mais prementes constrangimentos do país: a habitação.
No segundo painel, Ana Paula Vitorino, presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, e Faustino Gomes, presidente do Conselho de Administração da Transportes Metropolitanos de Lisboa, debateram a mobilidade urbana e o planeamento sustentável nas autarquias, tendo a seu lado o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o vice-presidente da câmara de Cascais, Nuno Piteira Lopes.
O encerramento esteve a cargo do presidente da CM de Lisboa, Carlos Moedas.