O TAGV vai exibir, de 7 a 9 de maio, sete longas-metragens e duas óperas filmadas, sendo que em três dessas sessões contemplam um trabalho de mediação cultural dirigido ao público infantojuvenil/escolas e sénior. Já a Casa do Cinema de Coimbra vai acolher, dias 10 e 11 de maio, quatro sessões cinematográficas, com longas-metragens contemporâneas e clássicos do cinema italiano.
Destaca-se, na programação, a secção “Ópera na Tela”, que explora as relações entre o cinema e uma das expressões artísticas e musicais mais tipicamente italianas, a ópera. O evento traz para a tela obras inesquecíveis como “La Traviata” (filmada por Mario Martone) e “La Rondine” (por ocasião do centenário de Puccini).
A consciência política é tratada em “A Grande Ambição” (Itália, Bélgica, Bulgária, 2024), um filme de Andrea Segre sobre Enrico Berlinguer, o aclamado secretário do Partido Comunista Italiano e a sua luta para encontrar, a todo o custo, um compromisso entre as diversas e opostas forças da vida parlamentar italiana.
A Festa do Cinema Italiano atinge, este ano, a maioridade. Os 18 anos do evento marcam, também, a chegada da exploração livre da própria sexualidade, uma liberdade encarnada no filme “Diva Futura” (Itália, 2024), por Cicciolina, Moana e todas as estrelas porno da agência de espetáculos de Gianni Schicchi que, a partir dos anos 80, revolucionaram a forma como o sexo era visto e considerado em Itália. O filme é realizado por de Giulia Steigerwalt.
Ao nível da secção competitiva do evento, será apresentado “O Lugar do Trabalho” (Itália, França, 2023), a poderosa estreia na realização do ator Michele Riondino, vencedor de cinco Nastri d’Argento e três “David di Donatello”.
O evento dedica, ainda, uma sessão especial ao controverso “Food For Profit – O Negócio da Comida”, de Giulia Innocenzi, um documentário sobre as dinâmicas de poder que controlam a indústria da pecuária intensiva na Europa. Em Itália, este filme alcançou um sucesso inesperado, demonstrando o interesse do público por estes temas de foro ambiental e político.
A 18.ª Festa do Cinema Italiano apresenta títulos de temáticas diversas, que tornam o festival rico e aliciante para todo o tipo de público.