Com o lema “Espaço para a próxima geração”, o percurso começa, à semelhança da edição do ano passado, na Praça 25 de Abril, e segue pela Rua do Brasil, Portagem, Avenida João das Regras, Rua António Augusto Gonçalves, passagem inferior da Rua Dona Mor Dias em direção à Ponte Pedro e Inês. Os encarregados de educação que o desejem podem recolher depois as crianças no Parque Verde, que até aqui percorrem cerca de 4,5 km.
Para os participantes que continuem, o trajeto segue até ao Pavilhão Centro de Portugal, prosseguindo pela ciclovia da Avenida da Lousã e Avenida Cónego Urbano Duarte em direção ao Parque Linear do Vale das Flores, Estrada da Beira e Rua do Brasil até chegar novamente ao ponto de partida, a Praça 25 de Abril, concretizando pouco mais de 8 km.
A Kidical Mass (ou Massa Crítica de Crianças) é um movimento global que procura responder e dar visibilidade à necessidade e vontade das famílias usarem modos ativos nas suas deslocações diárias (bicicleta, caminhar, patins, skate, etc.), exigindo a melhoria da infraestrutura ciclável e a pacificação das ruas, principalmente nas envolventes escolares. O mote da Kidical Mass é “Espaço para a próxima Geração”.
A iniciativa está alinhada com os objetivos da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável (ENMAC) 2020/30, bem como com os esforços da CM de Coimbra para tornar o uso da bicicleta uma opção prática e popular para deslocações de curta distância, tanto no quotidiano como no lazer.