O “Diário de Coimbra” retoma, assim, 17 anos depois, esta prova que, para além do natural interesse competitivo, é um momento de festa para o periódico que, no próximo sábado, celebra o seu 95º aniversário.
A Légua do “Diário de Coimbra” vai ligar a Rua Adriano Lucas, junto às instalações do jornal, ao Estádio Universitário, numa distância de cinco quilómetros, e pontua para o Campeonato Distrital de Estrada, sendo homologada pela Federação Portuguesa de Atletismo. A concentração dos atletas está marcada para as 9h00, no Diário de Coimbra, de onde partem, às 10h00, pela Estrada de Eiras, passando pelo túnel de Coimbra B, depois pela rotunda do Choupal em direção à ponte Açude, onde atravessam pelo tabuleiro inferior e continuam junto ao rio até ao Estádio Universitário.
A última edição da prova foi disputada a 22 de maio de 2008 e teve como vencedor Messias Dias. Já a primeira aconteceu a 6 de julho de 1980, integrada nas Festas da Cidade, ligou a Rua da Sofia (antiga sede do jornal) ao Choupal, e foi ganha por José Simões. Mário Teixeira é contudo, o nome mais associado a esta prova, já que subiu sete vezes ao 1º lugar do pódio.
A entrega dos prémios vai acontecer a partir das 11h30, no Estádio Universitário, num ambiente de festa, com entrada livre, bolo de aniversário, bebidas, insufláveis e muita animação para toda a família. A entrega de prémios e também celebração do 95º aniversário do jornal vai contar com a presença do presidente da Câmara, José Manuel Silva.