“Será uma prova totalmente diferente da que temos feito, embora com o mesmo formato, juntando várias provas desportivas no mesmo fim de semana, utilizando desta vez um canal [dedicado] aberto, com autorização da Metro Mondego”, disse Ricardo Lacerda, da Multisport de Coimbra, na conferência de imprensa de apresentação da iniciativa.
O Multisport Weekend Coimbra 2025 inclui no dia 14 (sábado) três provas de atletismo – maratona, meia maratona e caminhada – com início em Serpins (Lousã), Corvo e Vale de Açor (no concelho de Miranda do Corvo), e uma caminhada, cuja receita reverte para a Associação Cavalo Azul, de apoio a pessoas com deficiência mental. As cerimónias protocolares deste dia começam às 10h30 (Pódio Geral 10km) e prosseguem às 11h00 (Pódio Geral 21.1km), 11h30 (Pódio Age Groups 10 km), 12h00 (Pódio Age Groups 21.1km), 12h30 (Pódio Geral Maratona), 13h00 (entrega simbólica do valor recolhido na caminhada à Cavalo Azul) e 15h30 (Pódio Age Groups Maratona).
No dia seguinte, 14 de junho, realizam-se duas provas de ciclismo, uma delas de contrarrelógio, que começam no concelho da Lousã, sendo que todas as competições terminam em Coimbra. As cerimónias protocolares deste dia começam às 11h30 (Pódio Geral CAT2) e prosseguem às 12h00 (Pódio Age Groups CAT2), 12h30 (Pódio Geral CAT1), 13h00 (Pódio Age Groups CAT1) e 13h00 (discursos de encerramento).
Salientando que provavelmente será uma prova única e inédita, o vereador do Desporto da CM de Coimbra, Carlos Matias Lopes, destacou a vertente solidária do evento que vai apoiar a associação Cavalo Azul.
As três provas de atletismo vão contar com a participação de 1.000 atletas, mais 25% do que na última edição, enquanto na caminhada são esperadas mais de três centenas de participantes.
Para as duas competições de ciclismo, a organização – que integra os três municípios, a Multisport Coimbra e a Metro Mondego – contabiliza 250 inscrições, que podem chegar às 300.
Para Rodrigo Porto, da empresa Metro Mondego, será uma grande mais-valia a prova decorrer no canal do Metrobus, constituindo uma oportunidade para as pessoas apreciarem a paisagem a partir do canal, no qual é proibido circular a pé ou de qualquer outra forma. A Metro Mondego vai efetuar o transporte dos atletas a partir de Coimbra para os diversos locais das provas.
O novo tipo de transporte Metrobus insere-se no Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), que vai servir Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã, com autocarros elétricos em via dedicada, dispondo de uma operação suburbana (entre os três concelhos) e uma operação urbana na cidade de Coimbra. O seu início está previsto para o início do primeiro semestre deste ano, com a ligação entre Serpins, na Lousã, e a Portagem, em Coimbra, enquanto a restante operação está prevista para o final do ano.
LUSA / CM de Coimbra
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Pedro Lopes
Vídeo: Câmara Municipal de Coimbra | João Pedro Lopes & Marta Costa