A emblemática prova de estrada, que este ano assinala a 47ª edição, está marcada para o dia 13 de dezembro e tem como meta a participação de 4.000 atletas, reforçando o seu estatuto como uma das mais importantes corridas de São Silvestre do país.
O protocolo prevê que o Município de Coimbra apoie na promoção e na divulgação do evento, nos apoios logísticos, como a permanência de ambulância ou da Polícia Municipal, em articulação com a Polícia de Segurança Pública, mas também no reforço dos contentores do lixo nos pontos de abastecimento. A autarquia vai, também, garantir a iluminação para a zona da meta, assegurar a limpeza do percurso e disponibilizar grades metálicas.
Organizada pela autarquia, ADAC e ADRC, a São Silvestre de Coimbra tem contado com a participação de atletas de topo e clubes de renome como Benfica, Sporting e Braga, ao lado de atletas e clubes locais. A prova tem sido apadrinhada por grandes nomes do atletismo nacional, como Carlos Lopes, Jéssica Augusto, Paulo Guerra, Fernanda Ribeiro, Rui Silva, Licínio Pimentel, Domingos e Dionísio Castro. Para a corrida deste ano, estão já confirmados vários atletas de elite, incluindo vencedores de edições anteriores.
Com um percurso desafiante, que passa por zonas emblemáticas da cidade, como a Rua Ferreira Borges, Rua Visconde da Luz e a exigente subida da Avenida Sá da Bandeira, a São Silvestre de Coimbra é considerada uma das provas mais duras e carismáticas do país, aliando o desporto ao património histórico da cidade.