A sessão de abertura contou com a presença da Chefe de Gabinete das Relações Internacionais da Câmara Municipal de Coimbra, que destacou a relevância do tema. Segundo a responsável, inserir uma perspetiva internacional nas instituições de ensino “é vital para formar comunidades capazes de responder à complexidade com empatia, inovação e sentido partilhado”.
Durante a sua intervenção, Joana Loureiro sublinhou também a vocação cosmopolita de Coimbra, cidade que “vive a internacionalização no quotidiano”, através de eventos culturais, cimeiras internacionais e de uma aposta estratégica no conhecimento. “Coimbra é o lugar ideal para assegurar uma verdadeira Internacionalização em Casa, onde estudantes, docentes e pessoal não docente podem viver experiências interculturais significativas sem sair do seu ambiente”, afirmou.
O programa incluiu conferências e atividades colaborativas, como a apresentação do modelo COIL – Collaborative Online International Learning, pelo Conestoga College (Canadá), e uma conferência inaugural da Vice-Reitora da Universidade de Aveiro, Prof.ª Sandra Soares, centrada nos desafios da internacionalização no ensino superior português.
A Câmara Municipal de Coimbra reiterou o seu compromisso com as instituições de ensino superior na promoção da internacionalização como motor de inovação, diálogo e paz, sublinhando o apoio a iniciativas que aproximam o conhecimento das comunidades locais e reforçam redes globais de cooperação.