A primeira edição do fórum internacional demonstrou que o futuro das infraestruturas desportivas passa por soluções integradas, tecnologicamente avançadas e ambientalmente responsáveis, capazes de responder aos desafios contemporâneos das cidades e das comunidades. Na iniciativa participaram especialistas da Ucrânia, Alemanha e Espanha, assim como um conjunto alargado de especialistas nacionais das federações desportivas, de clubes das universidades e das empresas.
“Coimbra continuará a ser uma cidade-laboratório, aberta à inovação e empenhada em ser um território para levar a cabo novas experiências, boas práticas e liderança no caminho para um futuro mais equilibrado e resiliente. Que este, seja apenas o primeiro de muitos encontros que nos unam em torno de um desporto mais verde, mais justo e mais humano”, referiu o vereador Carlos Matias Lopes, responsável pelos pelouros do Ambiente e Desporto da CM de Coimbra.
O projeto GOLL – Green Olympic Living Lab, que esteve na génese deste encontro, mostrou-se hoje mais do que uma iniciativa municipal. O GOLL revelou ser um verdadeiro catalisador de mudança, capaz de mobilizar comunidades, instituições e decisores em torno de um objetivo comum: tornar o desporto um agente ativo na construção de cidades mais verdes, mais inclusivas e mais resilientes.
O fórum internacional permitiu, não só, a partilha de conhecimentos e soluções inovadoras, bem como possibilitou a reunião, pela primeira vez, de um conjunto de especialistas em Ambiente e em Desporto em torno da missão de se conseguirem infraestruturas desportivas tecnologicamente avançadas e ambientalmente responsáveis. O fórum permitiu, ainda, perceber que o Desporto é, também, um caminho para a sustentabilidade, ao mobilizar atletas, adeptos, sendo geracionalmente transversal.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila