Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

23 Junho 2025

Convento São Francisco acolhe fórum sobre combate à pobreza energética na próxima 6ª feira

Convento São Francisco acolhe fórum sobre combate à pobreza energética na próxima 6ª feira

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra e a Coordenação Nacional da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza (CN – ENCP) organizam, na próxima sexta-feira, dia 27 de junho, no Convento São Francisco, o fórum “Combater a Pobreza Energética: Conhecimento, Ação e Vozes da Comunidade”, uma iniciativa desenvolvida pelo Grupo de Trabalho “Oportunidades para a Economia Circular e para o Mercado Social de Emprego”, constituído no âmbito do Fórum Consultivo da ENCP. As inscrições, gratuitas, estão a decorrer até quarta-feira. A sessão de abertura vai contar com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva.

O fórum decorre na sexta-feira, das 9h30 às 17h00, no Convento de São Francisco, e os interessados podem inscrever-se aqui até quarta-feira. As inscrições são gratuitas e limitadas à lotação do espaço.

 

Com esta ação, procura-se reforçar o conhecimento público e institucional sobre a extensão e os impactos da pobreza energética em Portugal, promover a escuta ativa e o reconhecimento da experiência das pessoas e comunidades que vivem esta realidade, bem como identificar prioridades e soluções concretas que possam alimentar políticas públicas mais justas, eficazes e participativas. A sessão de abertura vai contar com a presença de José Manuel Silva, presidente da CM de Coimbra, e de Sandra Araújo, da CN-ENCP.

 

Durante a manhã, vão ter lugar dois painéis. O primeiro sobre “O Estado da Pobreza Energética em Portugal”, com moderação de Pedro Costa, da ERSE, e participação de Manuel Casquiço, da ADENE, João Pedro Gouveia, do CENSE, FCT-Universidade Nova de Lisboa, João Fong/Paula Fonseca, projetos REVERTER e RENOVARTY | ISR-UC, e Luís Barreiros/ Rosário Gama, Agência para o Clima (ApC). O segundo sobre “Soluções em Movimento: Projetos e Boas Práticas”, moderado por José Afonso, da Just a Change, e com participações de Rita Castanheira, da Leroy Merlin, Tito Lemos, da Greenvolt, João Miranda Santos, da Coopérnico, e João Monteiro, da Reabilita Coimbra.

 

À tarde, sob o lema “Fórum Cidadão – Vozes da Experiência e da Solução”, vai haver espaço para ouvir os cidadãos. Uma sessão interativa de cocriação, que promove a procura de caminhos para agir, com grupos de trabalho para a Educação e Literacia Energética (com a Associação Sistema Terrestre Sustentável – ZERO – Islene Façanha e Marta Pereira -, Agência para a Energia – ADENE – Jorge Marques -, e o Instituto de Emprego e Formação Profissional – IEFP – Carlos Fonseca), sobre Políticas Públicas e Financiamento (com o Observatório Nacional da Pobreza Energética – ONPE-PT | DGEG e ADENE, bem como Agência para o Desenvolvimento e Coesão – AD&C – Luís Costa), sobre Intervenção Comunitária (com Projeto REVERTER – Inês Cunha -, Crowd Helpers – João Castro – e Espaço Energia Coimbra -Elsa Santos), e sobre Inovação e Iniciativa Privada (com ENTRAJUDA – Projeto: Um pacto com impacto – João Vilhena da Cunha, e Just a Change – Guilherme Fogaça).

 

A sessão de encerramento está prevista para as 16h30, com o balanço dos trabalhos, da síntese final, apresentação dos grupos de trabalho e intervenção de Nelson Lage, da ADENE.

 

A iniciativa, que tem o apoio institucional da CM de Coimbra, tem como parceiros o IEFP, a ADENE, a direção-geral de Energia e Geologia, Associação Zero, o Conselho Português para os Refugiados, a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, a Federação Nacional de Associação Juvenis, o Leroy Merlin, e o CENSE – Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade. Participarão, ainda, o projeto REVERTER, o ISR da Universidade de Coimbra, assim como as associações Crowdhelpers e Reabilita Coimbra.

 

Consulte aqui o programa completo.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)