Tal como no primeiro dia, o canal do futuro Metro Mondego foi o palco principal, desta vez para duas provas de contrarrelógio individual em bicicleta, que reuniram 286 participantes e largas centenas de pessoas ao longo dos mais de 35 quilómetros do percurso. Disputado entre Serpins (Lousã) e Coimbra, o traçado teve como cenário o antigo ramal ferroviário da Lousã, transformado, por um fim de semana, numa pista aberta a atletas federados e amadores, numa experiência considerada “irrepetível” e “memorável” por muitos dos participantes.
A prova destinada a bicicletas especiais de contrarrelógio (TT bikes) foi ganha por Helder Loureiro (CRP Ribafria), com o tempo de 00:43:09, enquanto na versão feminina o melhor tempo foi de Patrícia Rosa (Individual), com 00:53:43. Já na vertente de bicicletas de estrada (road bikes), os vencedores do contrarrelógio foram Bernardo Gonçalves (Aeroedge), com 00:45:35, e Ana Barata (Individual), com 00:57:44.
“Esta edição da prova Multisport foi garantidamente um sucesso”, refere o vereador do Desporto da CM de Coimbra, Carlos Matias Lopes. “Este ano em formato ‘one shot’, realizado nas várias modalidades de corrida e de bicicleta exclusivamente no futuro canal do Metro Mondego, manteve-se competitiva e solidária, com a receita da caminhada a reverter integralmente para a associação Cavalo Azul”, acrescenta. “Um agradecimento especial à Metro Mondego e aos municípios parceiros da Lousã e Miranda do Corvo”, conclui o vereador.
“Este fim de semana foi um enorme sucesso para Coimbra. O balanço não podia ser mais positivo: provas esgotadas, logística cumprida à risca, envolvimento do público e feedback entusiástico dos atletas, muitos dos quais já garantiram o regresso em futuras edições”, considera Ricardo Lacerda, da Multisport Portugal, empresa organizadora do evento. “Coimbra consegue, com muita facilidade, equiparar-se ao que de melhor se faz na Europa ao nível de eventos desportivos ao ar livre. Há que aproveitar estas infraestruturas que a cidade tem e que muitas vezes nem os conimbricenses conhecem. Esse é o nosso desafio: tirar as pessoas dos ginásios, das rotinas tradicionais, e mostrar que Coimbra tem tudo para ser palco de grandes eventos desportivos de rua”, acrescenta.
O canal do Metro Mondego revelou-se um traçado ideal para este tipo de iniciativas, que unem o desporto e a mobilidade. De realçar o papel fundamental das autarquias envolvidas no evento – Coimbra, Lousã e Miranda do Corvo –, assim como da Metro Mondego, dos voluntários e de todos os que tornaram possível esta edição especial do MultiSport Weekend Coimbra. Com os olhos postos no futuro – e na captação de grandes eventos internacionais já em 2026 –, Coimbra reforça a sua posição como capital do desporto ao ar livre em Portugal.
Créditos fotográficos: Miro Cerqueira