O programa arranca no sábado, a partir das 15h20, com as séries masculinas e femininas, sendo a primeira os 400 metros femininos. Seguem-se as provas de salto com vara, salto em comprimento, salto em altura, triplo salto, lançamento do dardo e a prova de 10 km marcha.
No domingo, a competição retoma às 13h50, com mais provas no Estádio Cidade de Coimbra e nos lançamentos em Ceira, reunindo os melhores jovens atletas nacionais num evento que cruza talento emergente e competição de alto nível.
Criada oficialmente em 2001, a vertente coletiva dos Campeonatos Sub-23 tem sido dominada, no setor masculino, pelo Benfica, com 16 títulos em 20 edições. No setor feminino, o equilíbrio tem marcado a competição, com vitórias repartidas entre o Sporting (7), o Sporting de Braga e o Benfica (6 cada), e a JOMA (3). Antes disso, entre 1985 e 1990, a competição teve origem no chamado Torneio Nacional, e só mais tarde assumiu um modelo mais estruturado, com momentos de transição em que os campeões sub-23 eram determinados a partir do Campeonato de Portugal.
A realização deste evento em Coimbra confirma o papel da cidade como palco privilegiado para grandes competições de atletismo, e reforça o investimento da autarquia e das entidades locais na promoção do desporto jovem de alta competição.