O protocolo, a vigorar durante todo o período da nova estratégia, estabelece os compromissos das 25 entidades parceiras do NPISA de Coimbra na promoção da autonomia e cidadania plena das pessoas em situação de sem-abrigo, definindo também os termos de utilização da Plataforma Nacional de Monitorização e Gestão de Processos, que permite acompanhar e avaliar cada intervenção.
A CM de Coimbra mantém-se como entidade coordenadora do núcleo, sendo apoiada por uma das entidades parceiras a eleger em reunião plenária.
A NOVA ENIPSSA assenta em três eixos estratégicos: prevenção e identificação de fatores de risco, inclusão social e promoção da cidadania plena e monitorização, avaliação e inovação das políticas públicas. A nível local, caberá ao NPISA de Coimbra planear e coordenar diagnósticos, mobilizar recursos, articular respostas entre entidades e promover ações de prevenção e integração social, em articulação com os serviços centrais e regionais.
Com a renovação deste protocolo, o Município e as entidades parceiras reforçam o compromisso de combater a exclusão social e apoiar a integração das pessoas em situação de sem-abrigo, alinhando Coimbra com os objetivos nacionais de prevenção, intervenção e monitorização do fenómeno.