Esta requalificação visa adequar o edifício às atuais necessidades da Unidade Local de Saúde (ULS) e da Casa do Povo, que funcionam no mesmo espaço. A requalificação vai permitir criar três consultórios médicos, um gabinete de enfermagem, uma zona de copa, um arquivo, um arrumo e uma instalação sanitária de apoio, reforçando a capacidade do centro de saúde local.
Na área ocupada pela Casa do Povo, vão ser intervencionados os balneários e criados espaços de apoio, nomeadamente uma copa e arrumos, dada a cedência de parte das instalações à área da saúde.
A UF Souselas e Botão solicitou ainda à CM de Coimbra a alteração de uma das obras previstas no contrato interadministrativo de delegação de competências de 2018-2021, pedindo a substituição da intervenção no Campo do Calvário pela remodelação do edifício da sede da UF, mantendo o valor inicialmente previsto de 150 mil euros. Relativamente ao contrato interadministrativo de delegação de competências de 2022-2025, a UF solicitou ainda a anulação da requalificação da Travessa Trás das Eiras – Souselas, orçada em 41.615,89 euros, e a requalificação do Largo de Nossa Sr.ª da Nazaré e Rua 1º de Maio – S. Martinho do Pinheiro, com o valor de 30.000,00 euros, pedindo também a inserção da obra “Remodelação do Edifício da União de Freguesias de Souselas e Botão – 3ª fase”, com o orçamento de 71.615,89 euros.
O contrato com a UF de Souselas e Botão, no valor global de cerca de 400 mil euros, contempla ainda outras intervenções em curso ou já previstas, como o arranjo paisagístico de três espaços públicos na envolvente da Capela de Larçã e a construção de um parque infantil (49 mil euros), o encaminhamento das águas pluviais na Rua José Soares, em Larçã (10 mil euros), a 2ª fase da remodelação da sede da UF (100.768,78 euros) e a requalificação da Rua Frei Francisco de Macedo, entre a Igreja de S. Sebastião e a antiga escola primária (71.615,89 euros).