O projeto foi integrado no #CoimbraCityLab em julho de 2024 e envolveu um processo colaborativo estruturado, com reuniões de acompanhamento com a equipa municipal de apoio ao projeto, desenvolvimento técnico e experimentação em ambiente real. Este projeto foi concluído após o início da comercialização desta solução pela empresa.
A Divisão de Alterações Climáticas, Energia, Descarbonização e Natureza do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade testou a plataforma em áreas específicas do concelho, monitorizando variáveis ambientais críticas como qualidade do ar, da água e do solo, bem como vegetação e espécies invasoras, como o jacinto-de-água.
Através da utilização de dados da constelação europeia Copernicus e algoritmos da Agência Espacial Europeia (ESA), a plataforma gerou alertas automáticos, destacando-se a monitorização dos níveis de ozono em seis localizações distintas.
O acolhimento do Azulfy no #CoimbraCityLab permitiu aferir sobre a usabilidade da plataforma em contexto real, identificar aplicações inovadoras para os serviços municipais e demonstrar o seu potencial de replicação noutros territórios, reafirmando o papel do #CoimbraCityLab como laboratório vivo estratégico de experimentação urbana.
A equipa de projeto mostrou-se satisfeita com a experiência de integração do Azulfy no #CoimbraCityLab, considerando que “a troca de conhecimentos e o feedback detalhado” foram “fundamentais para o aprimoramento” da plataforma, tendo permitido “não só validar a relevância dos casos de uso propostos junto das autarquias, como também ajustá-los de forma a responder de maneira mais eficaz aos desafios enfrentados pelos municípios portugueses na gestão territorial e na monitorização da poluição”. Consideraram, ainda, que esta experimentação foi “um marco importante para a Azulfy”, reforçou o seu compromisso “em oferecer soluções inovadoras que contribuam para uma gestão ambiental mais eficiente e sustentável”.
Recorde-se que o #CoimbraCityLab é uma iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra para o apoio ao desenvolvimento e experimentação de ideias e projetos inovadores e sustentáveis de base tecnológica, em ambiente real, através da disponibilização do espaço físico urbano e do conhecimento técnico e experiência dos serviços municipais, servindo ainda como facilitador na criação de parcerias que permitam dar suporte e continuidade ao desenvolvimento dos projetos. Podem integrar a iniciativa #CoimbraCityLab todas as pessoas singulares e pessoas coletivas, de direito público ou de direito privado, no âmbito dos projetos de soluções tecnológicas que se enquadrem nos objetivos e requisitos previstos no regulamento.