O abandono destes resíduos é uma prática ilegal que pode provocar acidentes, criar situações de insalubridade, prejudicar a paisagem urbana e representar riscos para a saúde pública. Para além da sensibilização, vai ser também reforçada a vigilância e a fiscalização nos locais onde mais frequentemente se verificam deposições irregulares, em colaboração com as autoridades competentes.
O serviço municipal de recolha de monos funciona, gratuitamente, de forma organizada ao longo da semana: às terças-feiras são recolhidos resíduos verdes, lenhosos e madeiras (móveis, tábuas, etc.); às quartas-feiras, colchões, carpetes, sofás, louças sanitárias e plásticos rígidos; e às quintas-feiras, eletrodomésticos, equipamentos informáticos, lâmpadas e objetos metálicos.
Em todos os casos, a recolha deve ser previamente agendada por telefone, nos dias úteis, ou através de correio eletrónico, sendo posteriormente combinado com o munícipe o local do levantamento.
O pedido pode ser feito através do telefone 239 802 070 (dias úteis, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30) ou do e-mail ambiente@cm-coimbra.pt. A recolha é gratuita para pequenas quantidades, sendo que volumes mais significativos podem estar sujeitos ao regulamento de preços e taxas municipais, pelo que é essencial o contacto prévio para avaliar cada situação.