A ação solidária foi promovida pela Associação Académica de Coimbra – Organismo Autónomo de Futebol (AAC-OAF), em colaboração com a Câmara Municipal (CM) de Coimbra, a Universidade de Coimbra e outras instituições locais. O encontro decorreu no Estádio Cidade de Coimbra e contou com a presença de representantes da comunidade cabo-verdiana residente na cidade.
Durante a visita, José Maria Neves agradeceu a mobilização de apoio, classificando-a como “uma prova de irmandade” entre os povos de Cabo Verde e de Portugal. A Primeira-Dama, antiga estudante da Universidade de Coimbra, acompanhou a deslocação.
A campanha de recolha de bens decorre até 31 de agosto, estando disponíveis pontos de entrega no Mercado Municipal D. Pedro V e na Casa Municipal da Cultura, bem como na Loja da Académica, Academia Briosa XXI e sede da claque Mancha Negra.
No encontro, participaram ainda o presidente da AAC-OAF, Joaquim Reis, o vice-reitor da Universidade de Coimbra, João Nuno Calvão da Silva, e o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, que assinalou os laços de cooperação entre Coimbra e Cabo Verde, sublinhando a geminação com a cidade do Mindelo, em São Vicente, e recordou o Coimbra Sustainable Tourism Large Language Models | SHIFT Coimbra.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Sobral