Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

18 Agosto 2025

Verão a Dois Tempos da semana de 18 a 24 de agosto

Verão a Dois Tempos da semana de 18 a 24 de agosto

Café-Longo: Idiotheque

19 de agosto | 19h00

Praça do Comércio – Palco da Praça

Entrada gratuita

Na terça-feira, dia 19 de agosto, às 19h00, o ciclo Café-Longo traz à Praça do Comércio, um concerto da banda IDIOTHEQUE, uma iniciativa que integra o programa cultural “Verão a Dois Tempos” do Município de Coimbra e é coorganizada pela Blue House. A entrada é gratuita.

 

IDIOTHEQUE é uma fusão vibrante de Afrobeat, Funk, Dance e World Music, composta por músicos de várias nacionalidades, incluindo Portugal, Reino Unido, França, Espanha e Israel.

Formados em 2023 durante sessões de jam numa quinta próxima ao Rio Seia, na região de Oliveira do Hospital, os IDIOTHEQUE apresentam uma música contagiante que convida o público a dançar e celebrar a vida, o planeta, a sociedade e o amor. O espetáculo promete um encontro sonoro multicultural e festivo, integrando a programação cultural de verão da Baixa de Coimbra.

 

 

As vozes da Cidade, com Rute Silva

20 de agosto | 18h30

Largo do Romal

Entrada gratuita

Na quarta-feira, dia 20 de agosto, o Largo do Romal, na Baixa de Coimbra, será o ponto de partida para a visita guiada “As vozes da Cidade”, com Rute Silva. Esta iniciativa integra o N.I.B. – Núcleo de Imaginação da Baixa, uma proposta de curadoria da Associação Há Baixa para o programa cultural “Verão a Dois Tempos” do Município de Coimbra. A participação é gratuita.

 

A visita “As vozes da Cidade” convida o público a descobrir a cidade através das suas marcas urbanas informais, como frases nas paredes, grafitis, stickers, desenhos e outras expressões espontâneas que animam o espaço público.

O percurso propõe uma nova forma de olhar e ouvir Coimbra, revelando um museu a céu aberto onde a voz da cidade se expressa de forma crua e poética. Trata-se de uma oportunidade para explorar a identidade urbana de Coimbra, marcada pela sua tradição académica e pela vitalidade cultural da Baixa.

 

 

Quintas ao Largo: Luís Figueiredo “Image is the Key”

21 de agosto | 19h00

Largo do Poço

Entrada gratuita
 

Na quinta-feira, dia 21 de agosto, às 19h00, o ciclo “Quintas ao Largo” apresenta o concerto “Image is the Key”, de Luís Figueiredo, no Largo do Poço, com entrada gratuita. Esta iniciativa integra o ciclo” Quintas ao Largo”, uma proposta do Jazz ao Centro Clube para o programa cultural “Verão a Dois Tempos” do Município de Coimbra. 

“Image is the Key” foi criado em 2024 por encomenda da Blue House, teve a sua estreia na igreja do Convento São Francisco. Consiste numa série de pequenas improvisações livres interpretadas em vários teclados, inspiradas em imagens de fotógrafos portugueses renomados como Daniel Blaufuks, Bernardo Sassetti e João Duarte. A proposta combina música e fotografia num diálogo artístico que convida o público a uma experiência sensorial única.

 

© Tiago Cerveira

 

A Dois Tempos: Keissy & Marginália

22 de agosto | 19h00

Praça do Comércio – Palco Central

Entrada gratuita

Na sexta-feira, dia 22 de agosto, às 19h00, o ciclo “A Dois Tempos” apresenta Keissy & Marginália, na Praça do Comércio, para um concerto com entrada gratuita, que integra o programa cultural “Verão a Dois Tempos” do Município de Coimbra. 

O espetáculo de Keissy & Marginália explora sonoridades e texturas que nascem da fusão entre a melancolia do samba-blues e a estética musical dos anos 70.

O concerto cria uma experiência onde canções e poemas se entrelaçam numa grande rede de sons e significados, revelando tudo aquilo que é, simultaneamente, raro e comum.

 

© Hélvio Campos

 

A Dois Tempos: Beatriz Villar

23 de agosto | 19h00

Praça do Comércio – Palco Central

Entrada gratuita

No sábado, dia 23 de agosto, às 19h00, o ciclo “A Dois Tempos” traz Beatriz Villar à Praça do Comércio para um concerto de entrada gratuita, que integra o programa cultural “Verão a Dois Tempos” do Município de Coimbra. Atualmente, a cantora explora uma sonoridade que combina as raízes da tradição portuguesa com uma linguagem musical contemporânea.

Beatriz Villar é uma das vozes promissoras da atual geração de cantores e compositores portugueses. Com um percurso artístico que abrange teatro e cinema, é na música que encontra a sua forma de expressão mais plena, conquistando o público com um canto puro e envolvente.

Nascida em Loulé, em 1997, iniciou-se no teatro aos cinco anos e aos 12 subiu ao palco pela primeira vez como cantora. Em 2018, tornou-se vocalista do grupo “Na Cor do Avesso”, que venceu o prémio “Edmundo de Bettencourt/Canção de Coimbra 2019” com o álbum Sublime o teu sair de ti. Formada no Conservatório de Coimbra, aprofundou os seus conhecimentos em várias formações vocais. Em 2022, participou no Got Talent Portugal, alcançando a semifinal e representando a música da cidade que tanto ama, Coimbra.

No final de 2022 lançou o seu primeiro disco a solo, Viragem, apresentado em 2023 no Convento São Francisco, em Coimbra, num espetáculo esgotado. O álbum foi nomeado para “Melhor Álbum de Fado” nos Prémios Play da Música Portuguesa.

 

 

A Dois Tempos: The Inner Colours of Boglin’s Outline – BOGLIN

22 e 23 de agosto | 22h00

Escadas do Quebra-Costas

Entrada gratuita

Nos dias 22 e 23 de agosto, sexta-feira e sábado, às 22h00, o ciclo “A Dois Tempos” traz às Escadas do Quebra-Costas o duo BOGLIN, composto por Afonso Pais (guitarra) e Tomás Marques (saxofone), uma proposta do “16º Festival das Artes QuebraJazz” para o programa cultural “Verão a Dois Tempos” do Município de Coimbra. A entrada é livre.

O encontro musical entre os dois músicos não se baseia apenas na partilha de gostos por estilos, épocas ou geografias, mas num encantamento comum pelo momento criativo e pela imprevisibilidade da música quando se entrega ao instante.

Este projeto privilegia a espontaneidade e a reciprocidade, ultrapassando repertórios e tradições para celebrar a criação artística que nasce da cumplicidade e da liberdade de expressão no momento presente.

 

 

Sobre a iniciativa “Verão a Dois Tempos”
 

Verão a Dois Tempos, a programação de Verão promovida pelo Município de Coimbra em coorganização com quatro entidades culturais (Associação Há Baixa, Blue House, Encontros de Fotografia e Jazz ao Centro Clube), decorre até ao final de setembro, na Baixa da cidade. 

Com aposta no cruzamento de públicos e na revivificação dos espaços, são cerca de 100 iniciativas a decorrer em vários locais e em cinco palcos principais (dois na Praça do Comércio, um no Largo do Romal, outro no Largo do Poço e na loja “A Feira”), com derivações pontuais para outros espaços, entre concertos, performances e criação com a comunidade local, oficinas para crianças, visitas temáticas e residências artísticas que compõem os ciclos programáticos da iniciativa.

A agenda completa do “Verão a Dois Tempos” pode ser consultada em https://www.veraoa2tempos.pt/.

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)