No âmbito do “Pedrinhar em Coimbra”, vão ser dinamizadas três ações de formação teóricas dirigidas aos colaboradores da Biblioteca Infantil/Ludoteca, aos funcionários do Departamento de Educação do Município e aos profissionais das Bibliotecas Escolares. Estas formações têm como foco a inclusão e a apresentação de ferramentas e estratégias de integração das crianças com deficiência nas atividades de promoção da leitura. As ações teóricas decorrem, das 19h00 às 22h00, dias 3, 17 e 31 de outubro.
O projeto inclui, ainda, ações práticas de formação, materializadas em seis sessões de contos de Histórias Inclusivas, dinamizadas por contadores da Cooperativa Pedrinhas. Cada sessão integra dois momentos distintos de narração, colocando em prática os conhecimentos adquiridos nas formações teóricas. As sessões decorrem, das 14h00 às 18h00, dias 15 e 29 de novembro e 6 de dezembro.
O projeto assenta na importância do acesso à leitura enquanto conquista fundamental no desenvolvimento infantil. Através da literacia emergente, as crianças têm oportunidade de vivenciar experiências culturais e de aprendizagem num contexto rico de interação, tanto em família, como com docentes, bibliotecários e mediadores de leitura.
As chamadas Histórias Inclusivas, enquanto ferramentas de aprendizagem lúdica, sensorial e adaptada, assumem um papel central neste projeto. São contos adaptados para o público infantil com deficiência, que promovem hábitos de leitura, inclusão e participação ativa, proporcionando momentos enriquecedores e acessíveis a todas as crianças.
A Cooperativa Pedrinhas, entidade sem fins lucrativos com sede na Região Centro, centra a sua missão no apoio a crianças com doença oncológica ou deficiência grave. A sua intervenção organiza-se em quatro pilares: atividades artísticas (desenvolvendo a criatividade de crianças e jovens), atividades de humor (promovendo a alegria), atividades ocupacionais (como culinária, ciências ou artes visuais) e intervenção habitacional (adaptação de imóveis particulares para melhorar acessibilidade, conforto térmico e condições de habitabilidade).