A intervenção consiste na substituição dos projetores existentes por 10 novos equipamentos LED, cinco na torre norte e cinco na torre sul. A nova tecnologia apresenta maior durabilidade e eficiência energética, procurando reduzir custos de consumo e manutenção, bem como as emissões associadas.
De acordo com as estimativas técnicas, a substituição poderá traduzir-se numa redução anual de cerca de 65% no consumo energético, equivalente a aproximadamente 4000 euros por ano e a menos 6,59 toneladas de CO₂ emitidas. O sistema terá ainda iluminação adaptativa, que permite reduzir a potência em mais de 50% a partir das 22h00, período em que o tráfego automóvel é menor.
A requalificação permitirá, ainda, melhorar os níveis luminotécnicos e reforçar a segurança rodoviária numa das entradas mais movimentadas da cidade, utilizada intensamente durante todo o dia.
A intervenção respeita os traçados atuais de cabos, mantendo as torres de 25 metros de altura e substituindo apenas os projetores iniciais, garantindo assim maior sustentabilidade e otimização dos recursos já existentes.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Pedro Lopes