Skip to main content
Coimbra heraldic loading icon
Saltar para o conteúdo principal

13 Outubro 2025

Delimitação da Unidade de Execução das “7 Fontes” em discussão pública até 24 de outubro

Delimitação da Unidade de Execução das “7 Fontes” em discussão pública até 24 de outubro

A proposta de delimitação da Unidade de Execução das “7 Fontes” está em discussão pública até ao dia 24 de outubro. A proposta, que foi aprovada na reunião do Executivo municipal de 25 de agosto, delimita a Unidade de Execução “7 Fontes”, bem como aponta a respetiva solução urbanística de base, através do sistema de execução por iniciativa dos interessados, assim como a minuta do contrato de urbanização a celebrar entre a Câmara Municipal (CM) de Coimbra e os proprietários/promotores da intervenção urbanística.

O Executivo municipal aprovou a proposta de delimitação da Unidade de Execução «7 Fontes», de acordo com a figura infra e com os limites físicos fixados em planta cadastral.

 

 

A proposta visa o desenvolvimento de uma nova área urbana junto ao Hospital da Universidade de Coimbra (HUC) e ao Hospital Pediátrico. A chamada Unidade de Execução por iniciativa privada, denominada de “7 Fontes”, com cerca de 6,2 hectares, foi proposta por dois promotores imobiliários — a Imobiliária Patrocínio Tavares e a JPaiva 7 Fontes, e segue, agora, para discussão pública.

 

A área, atualmente com algumas construções degradadas, está classificada como solo urbano no Plano Diretor Municipal (PDM), sendo destinada a habitação, comércio, serviços e equipamentos públicos. O objetivo dos promotores é desenvolver uma nova zona urbana integrada, com ligação ao Metro Mondego, ao Hospital Pediátrico e à envolvente dos HUC.

 

A proposta prevê a construção de 10 novos lotes, a maioria para habitação, mas também para serviços e comércio. Estão ainda previstos cerca de 20 mil m2 de espaços públicos, com arruamentos, zonas pedonais, corredores verdes e uma nova praça urbana. A proposta inclui também 443 lugares de estacionamento para utilização pública, a maioria subterrâneos, e a demolição de construções em ruínas ou sem valor patrimonial.

 

Duas parcelas serão cedidas ao Município, sendo uma delas reservada para a eventual expansão do Hospital Pediátrico ou para outro equipamento de uso público. O projeto inclui a regularização de cedências anteriores, relacionadas com a construção da circular interna e do próprio Hospital Pediátrico.

 

O  aviso foi publicado na II série do Diário da República no dia 23 de setembro e o processo está disponível para consulta no sítio do Município na internet, aqui, e, mediante marcação prévia, na Divisão de Estudos e Projetos Estratégicos (Praça 8 de maio, 37, Coimbra) nos dias úteis, das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00.

 

Os interessados podem formalizar a participação por escrito, dirigida ao presidente da CM de Coimbra e enviada para o endereço postal Praça 8 de Maio, 3000-300 Coimbra, ou através do endereço de correio eletrónico geral@cm-coimbra.pt ou, entregue no Atendimento ao Público da Câmara Municipal, no Mercado D. Pedro V ou na Loja do Cidadão, contendo, em qualquer uma das formas, a identificação completa do(s) seu(s) subscritor(es).

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)