A iluminação de Natal, inaugurada no passado dia 21 de novembro, foi instalada entre 20 de outubro e 13 de novembro, período durante o qual decorreram também testes técnicos. Desde 14 de novembro, a empresa responsável pelo serviço, Ilmex, tem reportado ao Município diversas ocorrências resultantes de danos intencionais, que têm afetado de forma significativa o funcionamento das estruturas em zonas de grande centralidade como a Praça da República, Praça 8 de Maio e Praça das Cortes.
Apesar da intervenção contínua das equipas técnicas para o restabelecimento dos elementos danificados, os episódios de vandalismo persistem, levando a empresa fornecedora a apresentar queixa formal junto da PSP.
“A iluminação de Natal em Coimbra é uma responsabilidade partilhada. Preservar e cuidar destes equipamentos é essencial para que todos possam usufruir da magia desta época”, apela o vice-presidente da CM Coimbra, Miguel Antunes, sublinhando “a importância de estarmos conscientes dos custos, do esforço e do trabalho envolvidos, recursos públicos que devem ser respeitados por todos”.
Sublinhando que este é um momento de encontro e celebração, Miguel Antunes recorda que “o espírito natalício está presente nas nossas ruas” e que o objetivo é que “todos possam desfrutar desse ambiente e partilhá-lo em segurança”.
Para garantir a proteção das estruturas e assegurar o normal funcionamento da iluminação, a autarquia vai reforçar a vigilância, com maior presença da Polícia Municipal e com articulação acrescida com a PSP.
A CM Coimbra apela, assim, ao sentido cívico e à colaboração da comunidade, para que a cidade possa continuar a brilhar e a proporcionar momentos de alegria, identidade e pertença a quem aqui vive e nos visita.